Unindo a experiência do cliente e hiperpersonalização, uso da IA ganha relevância a partir da recomendação de serviços contextualizados
O Banco Original anunciou que, fazendo uso da inteligência artificial para obter maior assertividade nos seus serviços, alcançou 86% de resolução via autoatendimento ao longo deste ano, com aplicação da ferramenta em ofertas de produtos e serviços, como crédito e renegociação. Segundo a instituição, houve ainda um incremento de 46% na taxa de conversão e 79% de efetividade no 3º trimestre no Whatsapp. O uso do bot de serviços bancários básicos, como consulta de extrato, alteração de limite, consultas de Pix, apontou um aumento de 12%.
“A aplicação da tecnologia une dois pilares do Original: experiência e centralidade do cliente, somado a um crescimento sustentável do negócio. Para isso, o time vai a fundo entender o consumidor e suas necessidades. A partir daí, aciona as metodologias de ideação para buscar a melhor solução, incluindo questões de fluxo conversacional e de navegação, produtos, serviços e próximos passos. Em linha com essa diretriz, o Banco incluiu funções como melhor data de compra com o cartão para auxiliar o cliente a se organizar financeiramente, além do parcelamento da fatura”, detalhou Fabio Lins, superintendente executivo de canais, Pix, IA e Open Finance do Banco Original.
Na avaliação do executivo, o cliente está cada vez mais exigente e considera esse comportamento irreversível. “A inteligência artificial no Original está a serviço do novo comportamento do consumidor que, além da exigência, busca a facilidade de um canal que seja o espaço de solução de dúvidas, de contratação de serviços e produtos pontuais e recorrentes. É isso que a nossa IA oferece, somada a uma jornada fluída, simples, transparente e, claro, 100% digital”.
Ainda segundo o superintendente, o uso da IA se diferencia na possibilidade de hiperpersonalização, com ofertas de acordo com o perfil de cada cliente e serviços contextualizados a sua necessidade, fazendo uma recomendação assertiva. “A tendência é usar cada vez mais dados para entender o momento de cada cliente e o tipo de produto que faz sentido para ele. Além das ofertas, nosso app já opera dessa forma ao mudar sua forma e aparência conforme o cliente, seu perfil e histórico de navegação”.