O coletivo Bots Brasil, criado para explorar e aprender de forma colaborativa sobre chatbots, anuncia os melhores bots brasileiros de 2017. A lista foi criada a partir da votação de pessoas influentes no segmento e pelo público em geral. O levantamento foi realizado entre novembro de 2017 e janeiro de 2018.
“O objetivo dessa votação é ajudar a comunidade a se unir e trocar ideias sobre os melhores bots do ano. Assim, teremos alguns cases que podem servir como base, inspiração e benchmarking para os que estão por vir em 2018”, comenta Caio Calado, co-organizador.
A primeira fase da votação contou com mais de 380 votos de pessoas de 90 cidades e três países, que indicaram cerca de 60 bots que funcionam por meio de aplicações como Facebook Messenger, Twitter e sites. No entanto, apenas cinco bots mais bem colocados nas categorias passaram para a segunda etapa.
Já no final da segunda fase, cerca de 2.600 pessoas votaram nos melhores chatbots na categoria Público. Além disso, para escolher os ganhadores da categoria Influencers, houve a ajuda de 16 pessoas que trabalham, contribuem com a comunidade e influenciam no desenvolvimento de bots. A única condição era que eles não poderiam votar em bots que eles (ou suas empresas) desenvolveram.
Confira os vencedores por categorias:
Serviços
– Voto do Público: Magazine Luiza (Lú), criado pela Nama;
– Voto dos Influencers: Visa, criado pela Smarters;
Varejo
– Voto do Público: PagSeguro (Paguinho), criado pela Take;
– Voto dos Influencers: ShopFácil, criado pela Smarters;
Mídia
– Voto do Público: Uol, criado pela própria empresa;
– Voto dos Influencers: Beta feminista, criada pelo laboratório de ativismo Nossas;
Entretenimento
– Voto do Público e dos Influencers: bot do Rock In Rio (Roque), criado pela Take e agência Outra Coisa;
Assistente Pessoal
– Voto do Público: Bia Talk, criada pela própria startup;
– Voto dos Influencers: Clipping Bot, criado pela Clipping CACD.