Callcenter ajuda reduzir desemprego

0
2


Conhecido por empregar um grande volume de pessoas, o mercado de callcenter vem ajudando a cidade de Santos a reduzir o desemprego. Em matéria do DCI, o economista Jorge Manoel de Souza Ferreira, do Nesse, Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Unisanta, e da Secretaria de Finanças, apontou que a queda foi impulsionada em boa parte pelos jovens que conseguiram uma oportunidade, principalmente em callcenter. Cerca de seis mil jovens foram contratados pelas empresas do setor.
 
O índice de desemprego medido em setembro é de 8,95%, o mais baixo desde 1998, quando teve início o levantamento semestral do Nese. Se comparado ao mesmo período de 2010, a diferença é de 3,15%. Em relação aos jovens, o levantamento aponta que 41,24% estavam sem emprego em setembro de 2010, contra 33,87% no mesmo período deste ano. Esse cenário é incentivado também pelo programa ´Call Santos – Telemarketing e Serviços´ da prefeitura, transformado na lei complementar municipal 692, de 10 de setembro de 2010.
 
Uma das empresas que recentemente abriu unidade na cidade é a Tivit, especializada em BPO. Com investimento de R$ 35 milhões, o site inagurado em abril tem capacidade para empregar até 4.500 operadores. Na época, o presidente Luiz Mattar afirmou que a companhia vai gerar mais de R$ 100 milhões de reais por ano para a população de Santos por meio de empregos.