Cliente em primeiro lugar

Autor: Marcelo Brito
Desenvolver uma boa relação com os clientes é um dos pontos centrais para que empresas prestadoras de serviço alcancem o sucesso. Quando a companhia atua em uma área essencial, como saúde, segurança, saneamento básico e energia, por exemplo, esse aspecto assume um papel ainda mais importante. Para essas corporações, estabelecer formas eficientes e transparentes de se comunicar com seus consumidores finais é mais do que uma estratégia para obter bons resultados – é uma condição indispensável para realizar suas atividades de forma plena. 
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento e a adoção de boas práticas de atendimento e relacionamento com clientes nas áreas de Utilidades e Telecomunicações de empresas que atuam nos setores de Energia Elétrica, Saneamento, Gás, TV por Assinatura, Telefonia Fixa e Móvel, foi criado, em 2013, o Prêmio Smart Contact Center. 
Uma das companhias ganhadoras da edição deste ano da premiação, a EDP recebeu o reconhecimento Ouro na categoria Respeito ao Cliente com o case “EDP solidificando as bases em prol da Excelência e do Respeito ao Cliente”.
O projeto vencedor destacou a bem sucedida transição física do callcenter das distribuidoras do Grupo EDP e o sucesso na gestão dos indicadores e dos resultados obtidos pelo serviço de atendimento ao cliente. 
O case também demonstrou a competência da empresa para lidar com a complexidade da mudança do callcenter, que envolveu a contratação e o treinamento de mais de 700 pessoas, a construção de um novo site e a preparação da infraestrutura tecnológica necessária ao melhor atendimento das quase 2,5 milhões de chamadas recebidas anualmente. 
Como resultado das mudanças foram verificadas melhoria nos níveis de serviço regulatórios de atendimento e conquista de resultados históricos com quase a totalidade dos clientes atendidos em até 30 segundos, tempo médio de atendimento abaixo de 300 segundos e índice de chamadas abandonadas virtualmente no patamar zero, o que configura benchmarking no setor.  
Prêmios desse valor representam o reconhecimento dos esforços da companhia no aprimoramento da sua relação com os clientes. Esperamos que seja um forte estímulo para outras empresas quanto ao desenvolvimeto de práticas que permitam aperfeiçoar esse processo, tornando-o cada vez mais eficiente e transparente.
Marcelo Brito é gestor executivo da EDP

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Cliente em primeiro lugar

Em uma empresa, o cliente ocupa um “cargo” de extrema importância e dita os rumos do negócio, ainda mais na era da tecnologia a qual vivemos. “Clientes, apesar de intangíveis, são o ativo econômico mais valioso de uma empresa. Por isso, é crucial entender o quanto somos capazes de satisfazer nossos clientes em seu processo de compra e consumo de produtos e serviços”, destaca David VanAmburg, diretor geral do American Customer Satisfaction Index (ACSI) e um dos palestrantes do CIC Brasil 2014, que ocorre nos dias 26 e 27 de maio, no Novotel São Paulo Center Norte, em São Paulo. “Conforme caminhamos para uma economia cada vez mais globalizada, é ainda mais crucial que sejamos capazes de quantificar, avaliar e projetar tendências quanto à satisfação de clientes por meio de uma metodologia consistente que nos permita estabelecer comparativos em termos nacionais”, completa o diretor.
No evento, ele vai falar sobre a metodologia da American Customer Satisfaction Index, recentemente adotado no Brasil por meio do BCSI e já aplicado em mais de 20 países ao redor do mundo. “Pesquisa da ACSI demonstra uma forte ligação entre clientes satisfeitos e o aumento das receitas das empresas, seus lucros e o valor de suas ações. O modelo de satisfação de clientes preconizado pelo ACSI pode ser empregado para a orientação de estratégias que melhorem a experiência do cliente”, salienta VanAmburg. 
O CIC vai reunir empresários nacionais e internacionais com o intuito justamente de discutir como anda a gestão de clientes no mundo. “É uma satisfação estar presente neste importante evento internacional para apresentar a metodologia e algumas informações sobre o ACSI e o BCSI, assim como trocar ideias e discutir as melhores práticas para o fortalecimento do relacionamento com clientes”, afirma David.

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Cliente em primeiro lugar

A nova tendência de mercado diz que o cliente tem mais poder sob a empresa. Atualmente, o consumidor é a chave principal para que as corporações definam as estratégias de mercado, já que as companhias estão sempre identificando novos públicos e o perfil de cada cliente para criar produtos ou serviços, assim como aprimorar os que já existem.

Atenta a essa novidade, a Dicico, loja que comercializa materiais de construção, e a NetShoes, responsável por 14 lojas virtuais especializadas em artigos esportivos, fomentaram o atendimento ao cliente. A principal preocupação da Netshoes era acompanhar on-line a operação de atendimento, e também era complicado fazer a gestão para a tomada de ação imediata.

Acesse a reportagem “Abram alas à net“, da edição 106 da revista ClienteSA, e confira na íntegra o case da Netshoes. Assista também a entrevista de Juliana Pires, gerente geral da central de relacionamento da empresa, na TVip.

Já a Dicico notou que a necessidade era estar no lugar que o cliente busca e quer ser atendido. Para isso a loja entrou nas redes sociais, como Blog, Facebook, Orkut, Linkedin e Twitter, onde já está presente há dois anos. Atualmente, um terço do atendimento da Dicico é feito pela internet, inclusive todo o processo de pós-vendas passa pelas mídias sociais.

Para conhecer mais sobre a iniciativa da Dicico, acesse a reportagem “O relacionamento da distância do clique“, disponível apenas para assinantes da revista ClienteSA. Também confira a entrevista de Luis Guilherme Campos Santos, gerente geral de pós-venda e serviços, na TVip.

Sinal verde para crescer

Juliana Pires
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Próximos passos

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Dicico

Na busca pelo cliente

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Dicico

 

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A nova tendência de mercado diz que o cliente tem mais poder sob a empresa. Atualmente, o consumidor é a chave principal para que as corporações definam as estratégias de mercado, já que as companhias estão sempre identificando novos públicos e o perfil de cada cliente para criar produtos ou serviços, assim como aprimorar os que já existem.

Atenta a essa novidade, a Dicico, loja que comercializa materiais de construção, e a NetShoes, responsável por 14 lojas virtuais especializadas em artigos esportivos, fomentaram o atendimento ao cliente. A principal preocupação da Netshoes era acompanhar on-line a operação de atendimento, e também era complicado fazer a gestão para a tomada de ação imediata.

Acesse a reportagem “Abram alas à net“, da edição 106 da revista ClienteSA, e confira na íntegra o case da Netshoes. Assista também a entrevista de Juliana Pires, gerente geral da central de relacionamento da empresa, na TVip.

Já a Dicico notou que a necessidade era estar no lugar que o cliente busca e quer ser atendido. Para isso a loja entrou nas redes sociais, como Blog, Facebook, Orkut, Linkedin e Twitter, onde já está presente há dois anos. Atualmente, um terço do atendimento da Dicico é feito pela internet, inclusive todo o processo de pós-vendas passa pelas mídias sociais.

Para conhecer mais sobre a iniciativa da Dicico, acesse a reportagem “O relacionamento da distância do clique“, disponível apenas para assinantes da revista ClienteSA. Também confira a entrevista de Luis Guilherme Campos Santos, gerente geral de pós-venda e serviços, na TVip.

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