Como montar uma equipe campeã

Autor: Marcos Guglielmi
Gerenciar pessoas é provavelmente uma das atividades que o empresário considera mais complexa, seja ele de que ramo for. Isso porque sua formação, experiência e especialidade não o levaram ao desenvolvimento de habilidades para liderar e contratar pessoas, e esses sempre são desafios. Claro que por isso existem profissionais de RH na maioria das empresas, porém mesmo esses recebem demandas e direcionamentos específicos dos dirigentes na hora de contratar, e quando essa orientação está mal conceituada, os problemas surgem em pouco tempo.
Que gestor nunca teve problemas com a equipe? Ou nunca precisou confiar mais tarefas e responsabilidades as pessoas sem poder contar com elas por causa dos comportamentos difíceis? Ao final, os conflitos internos, apesar da virtuosa capacidade técnica dos profissionais gera resultados ruins.
Isso acontece muito, e por um motivo simples. Sobretudo nas gerações atuais, o comprometimento do trabalhador está intimamente ligado a seus ideais. Uma dissonância entre a missão, visão e valores da empresa, com relação aos valores do funcionário geram falta de comprometimento e até antagonismo.
Isso porque existe uma falta de alinhamento entre equipe e empresa em relação à cultura e a o que cada um valoriza. Geralmente se a equipe é ruim é porque provavelmente foi contratada de forma errada. Estatísticas mostram que 81% das empresas mandam alguém embora por causa do comportamento e muito pouco por questão técnica. Muitos realmente acreditam que o técnico dá conta de tudo, mas não é isso que diferencia, na grande maioria das vezes, uma gama de profissionais da mesma área.
Ocorre que na hora de contratar há provas técnicas, perguntas técnicas, foco na experiência e pouco se fala do relacionamento com colegas de trabalho, atitudes de equipe, análises comportamentais através de testes, etc. Olhar currículo e experiência é só metade do caminho. Quando muito do olhar se coloca no FAZER e pouco no SER do colaborador, gera-se o paradoxo de se contratar alguém bom tecnicamente, mas que não se encaixa na cultura e valores da empresa, tonando-se um mal dentro da estrutura.
Contratar por um critério e dispensar por outro é uma falha do administrador na hora de cuidar da sua equipe. Ele não confia, porque ele mesmo não está atento. É preciso ter processos, e pessoas que se enquadrem na cultura da empresa e nos resultados que ela quer. Os valores pessoais ganharam muito impacto na sociedade atual, e se a empresa não está de acordo com o seu funcionário, e vice e versa, a produtividade e logo os resultados vão cair por terra.
Uma solução para isso vem de técnicas ligadas ao coaching e consultoria empresarial. É quando se ensina empresários e dirigentes a dar mais valor às questões comportamentais que apenas às experiências e técnicas. Mudando a visão de quem comanda, ele passa a contratar melhor. Há uma coerência e um maior valor dado ao ser de cada um, e na entrevista você consegue observar coerência no comportamento, nas respostas, e assim se contrata pessoas mais alinhadas aos valores desejados, e se barra até mesmo os “espertos” que buscam burlar o sistema, pois a coerência lhes faltará em algum momento do processo.
Esse é o segredo para montar uma equipe campeã e encarar um ano cheio de novas oportunidades. Não é nenhum bicho de se sete cabeças, e pode prevenir diversos problemas internos. Basta ter atenção e processos com real inteligência empresarial.
Marcos Guglielmi é empresário e sócio fundador da ActionCOACH São Paulo.

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Como montar uma equipe campeã

Autor: Daniel Godri Junior
Para alcançar o objetivo que se quer uma empresa não pode ter medo de investir em pessoal. Um time de futebol, por exemplo, vai melhorando à medida que contrata novos jogadores, mais experientes, mais bem preparados. E é óbvio que, se o meu atacante é o melhor atacante e se o meu zagueiro é o melhor zagueiro, mais facilmente terei o melhor ataque e a melhor defesa.
Infelizmente, muitas pessoas levam para o ambiente de trabalho a ideia de que “para eu vencer o outro deve perder” e ao invés de equipes unidas e colaborativas, muitos gestores acabam alimentando equipes que lutam entre si e prejudicam o ambiente de trabalho e a empresa. Algumas empresas têm quedas bruscas no lucro, no rendimento e chegam até a falir por conta de problemas com funcionários. A concorrência, quando sadia, contribui tanto com a empresa quanto com os funcionários, mas não pode ser exagerada nem predatória.
Antes mesmo das metas, dos objetivos e da missão de uma empresa, é necessário escolher bem quem fará parte dela. Quando uma equipe é bem formada, o crescimento da empresa é certo. Se você é gestor, está coordenando uma equipe ou quer montar uma empresa, as próximas três dicas lhe ajudarão a montar uma equipe campeã:
1. Preocupe-se primeiro com as pessoas certas no barco, depois com a direção do barco.
Imagine que você precisa montar uma equipe de quatro pessoas para construir um barco de madeira e atravessar um grande lado. Quem você chamaria? Claro que você não vai chamar a Madonna ou o Adam Sendler, mas sim o melhor engenheiro, um bom carpinteiro, um salva-vidas talvez ou um enfermeiro, um lenhador quem sabe, e por aí vai. Antes de se preocupar com a direção do barco, com a força do vento, é preciso se preocupar com quem estará no barco. O profissional certo é aquele que, além de conhecimento, tem um perfil adequado com a missão, visão e valores da empresa. Quando uma empresa contrata a pessoa certa, as metas tornam-se mais fáceis de serem alcançadas. Além disso, quando colocamos as pessoas erradas no barco, precisamos criar regras desnecessárias e a empresa se torna burocrática, o que afasta os bons profissionais.
2. As pessoas devem saber o que fazer.
Você pode pensar “nossa, mas isso é óbvio”, mas muitos líderes se esquecem disso. Funcionários ficam inseguros, acomodados e com medo de tomar decisões porque, na maioria das vezes, não sabem qual é o seu limite, até onde podem ir em seu trabalho. Todos os membros da equipe devem saber claramente qual sua função, o que podem e não podem, devem e não devem fazer e até onde lhes cabe trabalho. Além disso, cada “membro do barco” também deve ter um “kit de sobrevivência”, ou seja, deve saber o que fazer se ocorrer algum problema ou imprevisto ou se for preciso trabalhar sob alguma pressão, como demissões em massa, por exemplo. Isso tudo faz parte da preparação do funcionário. Empregados bem preparados formam equipes campeãs.
3. Toda equipe de sucesso deve ser colaborativa.
Uma equipe campeã é aquela em que todos têm liberdade para opinar, discutir, sugerir novas ideias, novos jeitos de fazer, novos caminhos a serem seguidos. Às vezes um profissional brilhante não é descoberto porque não tem espaço para dialogar. O líder deve ser esta pessoa aberta e atenta às críticas dos funcionários que, por sua vez, devem ser participativos e estar dispostos a colaborar com a empresa. Quando os funcionários de uma equipe colaboram entre si, a equipe cresce e é a empresa que sai ganhando. Além disso, quando uma pessoa tem espaço e é ouvida, ela se sente mais motivada e uma equipe motivada pode mudar os rumos de uma empresa.
Daniel Godri Junior é palestrante das áreas de marketing, motivação, atendimento ao cliente, vendas e liderança, além de escritor e apresentador de TV.

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