A Contax, subsidiária da Telemar que começou a operar como contact center no final de 2000, acaba de anunciar a inauguração oficial de seu site em São Paulo, com 1.300 posições de atendimento e cinco clientes – CSPE (Comissão de Serviço Público de Energia), jornal Valor Econômico, Unibanco, IG e Conectel. O presidente James Meaney falou que a empresa faturou ano passado R$ 146 milhões e investiu R$ 39 milhões, dos quais R$ 10 milhões em treinamento, e planeja para este ano investir R$ 60 milhões. “Estamos crescendo com o mercado”, justificou o presidente da empresa ao ser questionado sobre a origem dos clientes. “Não pegamos nada da concorrência. São operações novas, como toda nossa base”, ponderou. Para Meaney, o mercado tem apresentado crescimento constante de terceirização, sem troca de clientes entre as empresas. Ele refletiu que, quando a Telemar pensou em expandir seus negócios entrando na área de callcenter, pensou-se em adquirir uma operação já instalada, mas a opção acabou sendo descartada. “Hoje porém estamos abertos ao mercado”, disse. A entrada em São Paulo, com um site no Conjunto Nacional, em plena avenida Paulista, é justifica por Meaney como estratégica uma vez que a região concentra 57% dos negócios. Mas o foco da empresa para este ano começou a ser consolidado com a inauguração do site de Brasília, resultado da conquista da conta dos Correios. Apostando em tecnologia de ponta e na agilidade para moldar a operação às necessidades dos prospects (ou clientes), a Contax está desenvolvendo produtos para áreas pouco exploradas, de acordo com Meaney, como de cobrança e retenção de clientes. Os outros focos são os segmentos financeiros, que segundo ele – baseado em estatísticas do IDC -, representa 44% do mercado, e explorar as empresas com sinergia em parcerias com a Telemar, a exemplo da própria conta do Correios. A projeção da empresa, que iniciou as operações com 415 posições de atendimento em dezembro de 2000 e fechou 2001 com 6000 PAs é fechar este ano com 7.300 PAs. Para isso, ele planeja triplicar a base de clientes – hoje são 18. E reduzir cada vez mais a participação da holding – hoje a Telemar é responsável por algo entre 50% e 60% dos negócios da Contax. Ele recorre às estatísticas do IDC para justificar que o mercado cresce à média de 24% ao ano, dando boa margem de crescimento para a atividade e se tornando em um grande atrativo empresarial. “Ainda não entramos na fase de disputar cliente alheio, mas precisamos nos preparar”, ponderou.