Após a utilização indevida de dados do Facebook pela Cambridge Analytica, a atenção com relação à privacidade das informações aumentou. No entanto, restando poucos dias para o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) entrar em vigor e 93% dos entrevistados de uma recente pesquisa realizada pelo SAS dizem que ainda não estão totalmente adaptados às novas normas.
Menos da metade (46%) das organizações globais ouvidas acreditam que estarão em conformidade quando o GDPR entrar em vigor, no dia 25 de maio. Entre as empresas norte-americanas consultadas, apenas 30% esperam cumprir o prazo. A União Europeia está um pouco mais preparada, com 53% das organizações confiantes de que cumprirão o prazo.
O GDPR concede maiores direitos de privacidade sobre os dados pessoais de cidadãos da União Europeia. Qualquer organização que esteja armazenando ou processando tais informações pode ter obrigações de conformidade com o GDPR, mesmo que a organização não esteja situada na UE.
Embora a pesquisa mostre que a maioria das organizações ainda não está pronta para o prazo que se aproxima, elas estão trabalhando para se tornar compatíveis (93% têm um plano em vigor ou esperam ter um). E a maioria dos entrevistados prevê benefícios para suas organizações que resultarão de seus esforços para se tornarem compatíveis com o GDPR.
“As organizações que cumprirem o GDPR terão um gerenciamento de dados muito mais forte, o que leva ao aumento da produtividade e a um melhor entendimento e maior capacidade para atender seus clientes”, explica Cristiano Duarte, gerente de Data Management e Inovação do SAS América Latina. De fato, 84% de todos os entrevistados disseram esperar que o GDPR melhore sua governança de dados, enquanto que 68% também antecipam que o GDPR aumentará a confiança entre eles e seus clientes.