A terceirização originou-se nos Estados Unidos, logo após a eclosão da Segunda Guerra Mundial quando as indústrias bélicas tinham que se concentrar no desenvolvimento da produção de armamentos. As indústrias passaram a delegar algumas atividades a empresas prestadoras de serviços. Hoje, terceirizar serviços e mão-de-obra é algo bem comum. Permite que cada empresa foque as energias no core business, além de garantir que os serviços prestados serão especializados e executados por pessoas aptas e qualificadas.
Para que o processo de terceirização seja bem-sucedido e traga os benefícios esperados, inclusive redução de custos, é relevante que sejam analisados alguns itens importantes. Por isso, o Grupo GR alerta para alguns cuidados necessários antes de contratar uma empresa de terceirização de serviços:
– visite a sede da empresa terceirizadora e alguns de seus clientes;
– busque referências comerciais;
– verifique a documentação da empresa: certidões negativas do INSS, FGTS, Secretaria da Receita Federal e ISS;
– analise a qualidade dos equipamentos envolvidos;
– observe o critério adotado na seleção pessoal e o treinamento dos colaboradores;
Outros fatores importantes são: checar se a prestadora de serviços é afiliada a algum sindicato de sua categoria e qual é o período de sua participação; conferir e pesquisar o CNPJ da empresa, certificando-se que não possui restrições e solicitar junto com as propostas de prestação de serviços todas as certidões negativas, possibilitando a verificação de problemas junto ao INSS e a Receita Federal.