Cuidar da voz é uma necessidade ainda maior para quem depende dela para trabalhar. É o caso, por exemplo, de atores, cantores, professores, palestrantes e também dos operadores de teleatendimento. E hoje, de acordo com a ABT – Associação Brasileira de Telesserviços, eles já são mais de um milhão de profissionais em todo o país.
“A rouquidão, por exemplo, pode dar ao cliente a impressão de estar sendo atendido por um operador estressado, cansado. A ausência de variação na modulação da voz pode parecer desinteresse. Problemas como esses podem atrapalhar o desempenho do operador e o sucesso da operação”, explica a fonoaudióloga Ana Elisa Moreira Ferreira, diretora da consultoria Univoz, especializada no tema.
Os cuidados precisam ser tomados pelos próprios operadores e também pelas empresas. Para isso, as centrais de atendimento seguem as exigências da NR-17, Norma Regulamentadora que regulariza aspectos trabalhistas da carreira de telesserviços, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No entanto, os profissionais também devem adotar alguns hábitos que ajudam a manter a voz saudável. Confira abaixo algumas dicas da diretora da Univoz:
– Evite beber líquidos muito gelados ou muito quentes durante a jornada de trabalho;
– Consuma água ao longo do dia;
– Para tratar dor de garganta ou alterações na voz, não tome remédios por conta própria. Eles podem apenas camuflar o problema, enquanto ele se agrava;
– Fale menos ou fique um tempo em silêncio se sentir a voz muito alterada, até que ela volte ao normal;
– Trate das alergias e alterações respiratórias;
– Aproveite os intervalos durante o expediente para dar um repouso à voz;
– Cigarros e drogas precisam ser eliminados dos hábitos e evite bebidas alcoólicas;
– Procure tratar tosses e pigarros constantes com especialistas.
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