E o home office do Yahoo?



Autor: Sebastián Siseles

 

As recentes medidas tomadas pela empresa Yahoo!, que cortou o benefício do home office para muitos colaboradores, gerou polêmica sobre a função ou efetividade do trabalho remoto.

 

Considero que o “core team” ou alta gestão de funcionários de uma empresa está diariamente no escritório, mas não podemos negar que existe uma geração – especialmente os funcionários mais jovens, que pertencem à Geração Y e já se encontram trabalhando desse jeito – que, na hora de avaliar uma oferta de trabalho, priorizarão a flexibilidade que as empresas lhes concedem. Por outro lado, os executivos importantes passam grande parte do seu tempo viajando de um escritório a outro, até mesmo fora do país, trabalhando no avião, nos aeroportos e/ou quartos de hotéis. Por acaso, isso não é, também, trabalho à distância?

 

Além das decisões próprias e particulares de cada empresa e suas motivações, uma política saudável seria incluir ferramentas de controle de trabalho antes de remover um benefício e ir contra as novas tendências e padrões do mercado. O importante é focar na qualidade do trabalho das pessoas e não no seu jeito de fazê-lo. O avanço nas comunicações atuais exige mudar o velho formato de “trabalho por horário” para um modelo de trabalho por objetivos ou resultados.

 

É importante estabelecer relações sólidas que impulsionem a motivação, a colaboração e a produtividade entre os trabalhadores remotos. As pessoas com fortes laços de amizade no trabalho são mais motivadas, são fiéis, produtivas e colaboram mais. No escritório clássico, essas relações se formam naturalmente. À distância, é necessário promover a relação com os integrantes da equipe de forma muito mais efetiva do que num escritório tradicional com presença física.

 

Com a finalidade de obter o máximo rendimento dos empregados que trabalham como home office, é necessário estabelecer uma comunicação clara e tomar medidas adicionais para promover a confiança e os processos de avaliação para garantir que todos estejam realizando seus trabalhos. Estejam seus empregados em outros escritórios, trabalhando em casa ou divididos entre os dois, existem cinco pontos fundamentais a serem considerados para manter o bom funcionamento da equipe:

 

1. Reunir os profissionais adequados e formar uma equipe forte, que possa trabalhar bem e ser gerenciada à distância;

 

2. Encontrar ferramentas que se ajustem tanto ao trabalho como para as pessoas que as utilizam;

 

3. Dominar a arte da comunicação, para manter o contato com seus colaboradores de forma significativa;

 

4. Criar um sentido de pertinência e estabelecer relações sólidas para impulsar a motivação, colaboração e produtividade;

 

5. Trabalhar por resultados, focando na qualidade do trabalho dos seus empregados, e não na maneira que eles trabalham.

 

Estima-se que, para 2015, 37,2% dos empregados no mundo todo serão trabalhadores remotos, enquanto hoje esse número representa 20%. O jornal New York Times publicou uma pesquisa que aponta que 39% dos empregados full time estariam dispostos a trocar 10% do salário para ter um trabalho mais flexível.

 

Não seria um erro que, por estabelecer políticas rígidas, em contramão às novas tendências de trabalho, empresas de todos os segmentos percam a possibilidade de contar com ótimos profissionais – muitos deles jovens brilhantes -, que buscarão outras empresas que lhes permitam uma gestão maior de seu tempo?

 

Sebastián Siseles é diretor da Freelancer.com para América Latina.

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