O sistema FlexFlow, desenvolvido pela CPqD (Fundação Centro de pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), é uma solução ágil e inovadora que possibilita a configuração personalizada de todos os processos abrangidos pelo relacionamento com os clientes. Pois com uma ligação telefônica o usuário pode ser imediatamente identificado e atendido.
O sistema automatiza, administra e controla todo o atendimento e prestação de serviço ao cliente. Possui flexibilidade para criar novas possibilidades de CRM (Customer Relationship Management) e integrar-se aos processos de back-office, independente da sua composição, acionando automaticamente as tarefas responsáveis pelo provimento de serviços. Sua arquitetura também permite a personalização do sistema de acordo com as necessidades de cada empresa, através da implementação de processos próprios diferenciados.
O FlexFlow é aplicável a callcenters, televendas, e-commerce, pontos de vendas, suporte a consultores das operadoras de telefonia, gerência de contratos, entre outros, sendo totalmente escalável. Pode atender desde empresas de pequeno porte até aquelas com milhões de clientes, acompanhando assim o crescimento da organização.
O produto se integra facilmente aos serviços de suporte empresarial e administrativos, sistemas de faturamento e arrecadação (billing), força de trabalho, gerência de facilidades de rede, entre outros. Minimiza custos, agiliza processos e inova o relacionamento da empresa com seus clientes.
Em novembro de 99, o CPqD assinou acordo para o fornecimento, implantação e treinamento de pessoal do sistema FlexFlow para a empresa norte-americana Ruraltel – Rural Telephone Services Co. Inc., operadora que oferece serviços de telefonia locais, de longas distâncias, Internet, CATV e CLEC, localizada na cidade de Lenora, no Estado do Kansas. Segundo o contrato, o sistema começou a operar em fevereiro deste ano, fazendo sua estréia antes de ser comercializado no Brasil.