O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Foco em toda jornada

Em tempos de tantas mudanças no mercado, as transformações tecnológicas serão imprescindíveis para as empresas se manterem competitivas. Nos últimos anos, com a experiência de consumo se tornando um diferencial competitivo, cada vez mais tem sido necessário compreender a jornada completa dos clientes, suas necessidades e aspirações. “Agora, mais do que nunca, acompanhar a experiência do cliente, monitorando as interações, é fundamental para que cada um se sinta único e, consequentemente, queira permanecer na empresa ou indicá-la para outras pessoas”, comenta Luiz Camargo, general manager da Nice para o Brasil e Cone Sul.
Ele reforça que as organizações devem estar preparadas para abrir um canal de diálogo com clientes, com o objetivo de saber mais informações sobre sua experiência e seu grau de satisfação. Dessa forma, podem conhecer melhor seus clientes e encontrar mais oportunidades de negócios e crescimento. “Por meio de insights e métricas, que vão desde a mensuração de satisfação do cliente à análise de sentimentos, o atendimento ao cliente transforma informações já armazenadas em valor para os negócios, quando utilizadas com uma alta visibilidade e clareza”, detalha.
Junto a isso, o perfil do cliente mudou com o acesso às novas tecnologias, mobilidade e utilização dos canais sociais como forma de se comunicar e reivindicar um atendimento ágil e eficiente. “Antes os consumidores tinham menos poder de escolha nas lojas físicas e isso foi revolucionado pelo e-commerce. Atualmente, os usuários utilizam cada vez mais canais digitais para interagir com as organizações de maneira conectada, de qualquer lugar e a qualquer hora.” Com isso, essa nova geração de consumidores espera que a empresa saiba o que fizeram nas interações prévias e querem receber um serviço contínuo e consistente por meio de todos os canais que utilizam. “Além disso, eles requerem resolução imediata e esperam fazer o menor esforço possível, independentemente do canal de atendimento”, completa.
Dessa forma, o primeiro passo nesse novo cenário é conhecer o cliente, segundo Camargo. “Se trata de entender o contexto do cliente de maneira inteligente, capturando sua jornada por meio de todos os pontos de contato e compreendendo-a mediante a aplicação de métricas inteligentes de análise para extrair conhecimento sobre os clientes: o que querem e necessitam, e o que se deve fazer sobre isso.” Feito isso, o próximo passo é atuar em tempo real. O executivo explica que isso passa por tomar a ação correta e proporcionar o serviço adequado no momento exato em que a interação está acontecendo, baseado no conhecimento do cliente e em predições analíticas. Por fim, deve-se otimizar a jornada do cliente. “Trata-se de internalizar e operacionalizar todo o conhecimento obtido sobre o cliente para melhorar a jornada ponto a ponto, assegurando que o time de funcionários esteja preparado para as novas interações e que os processos da empresa estejam prontos”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima