Autor: Marcelo Pugliesi
Na era digital, em que as opções de compra e a quantidade de informação à disposição das pessoas são imensas, os clientes assumiram um grande poder diante das empresas na hora de adquirir um produto ou serviço. Hoje, deparamo-nos com consumidores infinitamente mais exigentes, com reclamações que já não se restringem ao balcão da loja ou a um simples telefonema.
Considerando que as críticas, sugestões e quaisquer opiniões dos usuários podem ser vistas por todo mundo via mídias sociais, a internet mudou o relacionamento entre as empresas e o público. A web permite que os clientes exponham as empresas, seja por motivos bons, seja por razões negativas.
As opiniões dos consumidores tomaram uma dimensão universal, podendo se transformar em graves crises graves para as organizações. Ou seja, se uma resposta ao cliente não for bem administrada, elas pode acabar se tornando uma ameaça séria à reputação e à credibilidade de uma marca.
Nesse contexto, é imprescindível que a empresa invista em uma central de atendimento ao cliente que seja realmente eficaz. Muitas vezes, os serviços de atendimento são lentos para dar uma resposta ao cliente, não dando retorno no prazo e com a qualidade exigida pelo consumidor. E, se essa reclamação for parar nos canais online, a empresa pode ter que enfrentar uma crise séria.
No mundo da conectividade e da velocidade da informação, a lentidão não é bem-vinda. Rapidez, presteza e eficácia são itens indispensáveis em um bom atendimento. Portanto, a palavra de ordem do atendimento nos dias atuais é: agilidade. E nada melhor do que a automação para tornar esse serviço mais ágil, já que, durante uma crise, a rapidez no retorno ao cliente é uma peça-chave para superar o momento difícil.
A verdade é que os clientes querem ser ouvidos, mas, mais do que isso, eles querem ter as suas dúvidas ou os seus problemas solucionados com uma resposta útil e dentro de um prazo justo. Você já reparou como pode ser difícil encontrar a seção de perguntas frequentes ou mesmo um e-mail para contato dentro de alguns sites? Se o cliente estiver com um problema em relação a uma marca e ainda encontrar dificuldades para se comunicar com a empresa, a crise pode se tornar cada vez maior.
Evolução do atendimento
Ao utilizar soluções como e-mail, chat ou até mesmo um sistema de autoatendimento, a empresa é capaz de proporcionar uma ótima experiência ao usuário. Isso porque, além de economizar tempo, o cliente não precisa gastar com ligações desnecessárias. E o trabalho dentro da empresa também é otimizado, já que o esforço dos atendentes pode ser alocado para tarefas mais complexas.
Lembre-se: durante uma crise, dar um retorno útil aos clientes e conseguir organizar o trabalho interno da empresa são o caminho para superar o problema. Portanto, no momento de dificuldade, a empresa precisa falar com o seu público como um todo, mostrando-se disponível sempre e não deixando dúvidas sobre a sua credibilidade.
As empresas que mais terão possibilidades de atender às exigências dos clientes são aquelas que podem automatizar os seus processos e integrar os dados. Esse tipo de solução permite reduzir processos e custos desnecessários, fornecendo informações relevantes e, principalmente, de uma forma rápida.
Gerenciamento da crise
Não basta apenas investir em soluções digitais para otimizar o atendimento ao cliente se você não investir, também, em uma boa gestão de todo o processo, especialmente nos momentos de crise. Nem sempre administrar uma central de atendimento é uma tarefa fácil, uma vez que é necessário lidar com dados de inúmeros clientes a fim de garantir uma prestação de serviço ágil.
Nesse sentido, o bom gerenciamento parte do envolvimento de toda a equipe de atendimento nas tarefas, permitindo que todo o negócio esteja preparado para enfrentar uma crise. O canal de atendimento deve ser definido pela empresa de acordo com o seu negócio, o perfil dos seus clientes e a sua estratégia, não abrindo mão da tecnologia como um auxílio para esse serviço.
Em uma época em que o cliente é o centro das atenções na hora de fechar um negócio, a construção de um relacionamento sólido contribui, e muito, na hora de gerenciar uma crise. Sendo assim, a estratégia de fidelização dos clientes está focada em oferecer uma excelente experiência.
Marcelo Pugliesi é CEO da DT+Seekr.