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Indiana Seguros investe em tecnologia IP


As 15 filiais da Indiana Seguros em todo o País passam a trabalhar, a partir deste mês, com 100% no sistema de telefonia IP. A conversão da telefonia convencional para a tecnologia de tráfego de voz, cujo investimento alcançou US$ 160 mil, deve proporcionar à companhia uma redução de 40% nos gastos com ligações dentro de um ano.

A seguradora levou quase dois anos para a instalação da tecnologia e foram necessárias três etapas para a conclusão do projeto. Na primeira fase, iniciada em janeiro de 2005, houve a migração de 55% dos aparelhos, com a instalação de uma central telefônica com capacidade para 1,5 mil pontos e a reestruturação do Core (central de distribuição da rede de dados). Cerca de 70% dos telefones da matriz foram substituídos e instalados 20 softphones para callcenter. Nessa etapa, também foi efetuada a conversão de todo o sistema da filial de Florianópolis.

O superintendente de Informática da Indiana, Reinaldo D´Érrico, afirma que, além da diminuição dos gastos com telecomunicações, há uma melhoria operacional significativa. “A grande vantagem é que a telefonia IP converge serviços de dados, voz, fax e vídeo. É uma tecnologia confiável e aprimora a comunicação a distancia entre as unidades da seguradora”, completa.

A segunda fase de instalação, realizada em julho do ano passado, compreendeu a passagem dos aparelhos convencionais nas filiais de Goiânia, Brasília, Salvador e Recife, bem como a expansão para 75% do processo de conversão na matriz. A etapa final, iniciada em junho e concluída neste mês, completou a instalação em todas as filiais. Ao iniciar a readequação da rede e a migração do sistema, a Indiana possuía 385 ramais. Agora o número chega a 480.

“A companhia está com infra-estrutura e tecnologia padronizadas, que dispõem de inúmeros benefícios a um custo muito menor. Até o momento, conseguimos uma redução de 25% nas despesas de telefonia, mas esse número diz respeito ao período em que atuamos com tecnologia mista, ou seja, uma parte em IP e outra com telefonia convencional. O ganho será bem maior”, explica Reinaldo.

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