Disponível inicialmente no Brasil, o novo produto é um conjunto de casos de uso predefinidos com suporte de IA generativa que ajuda empresas a alavancarem resultados de negócios
A Infobip anunciou o lançamento do Experiences, um conjunto de casos de uso predefinidos por inteligência artificial generativa que começa atualmente com um assistente, utilizando a tecnologia ChatGPT para aprimorar as interações com os clientes, com o objetivo de permitir que as empresas aumentem as vendas, economizem tempo e garantam a satisfação do cliente. Iniciando no Brasil e sendo implementado globalmente em outros países nos próximos meses, o Infobip Experiences estará disponível pela primeira vez no WhatsApp, permitindo personalizar as interações virtuais para torná-las semelhantes às interações humanas. A ferramenta promete criar conversas ilimitadas usando o tom de voz correto e é possível escolher o estilo ideal para cada plataforma.
“Como as empresas estão atualmente explorando novas formas de inserir a IA generativa em suas jornadas de engajamento do cliente e oferecer experiências mais conversacionais aos consumidores, aprimorando ainda mais suas jornadas, o Infobip Experiences foi desenvolvido para ser utilizado em diversos setores de negócios, como varejo, saúde, logística e transporte, turismo, entre outros. A facilidade de uso e implementação é outro diferencial. Com o Infobip Experiences, a configuração pode ser feita em minutos, e a experiência omnichannel permite que empresas se conectem com seus clientes em uma variedade de chats e aplicativos tradicionais de conversação. Embora estejamos inicialmente com o WhatsApp, o Experiences será construído com a expertise omnichannel única da Infobip e será neutro em relação a canais. Outros canais OTT como Viber, RCS e Apply Business Messenger vão seguir sendo apoiados por canais tradicionais como SMS e notificações por e-mails”, explicou Ivan Ostojic, Chief Business Officer na Infobip.
De acordo com o executivo, na prática, o Infobip Experiences funciona da seguinte forma: uma empresa que usa o programa fornece dados para abastecer o assistente de IA com conteúdo relacionado à sua área de atuação ou ao seu processo. A partir daí, pode usar esses dados para definir um estilo de mensagem adequado à marca, e o assistente de IA responde às perguntas dos consumidores com conversas humanas e bem estruturadas. Caso ele não consiga atender às necessidades dos clientes, a consulta será direcionada a um agente humano.
A relevância da personalização
De acordo com a Infobip, 68% das pessoas preferem fazer contato ou até mesmo comprar produtos por meio de aplicativos de mensagens. No entanto, 75% dos consumidores se sentem frustrados quando o atendimento ao cliente não é personalizado e as marcas que introduzem um assistente de compras com tecnologia de IA podem resolver esse problema rapidamente. O WhatsApp, por exemplo, destaca-se no cenário do comércio conversacional por meio de aplicativos de mensagens, com um crescimento de 80% nas interações comerciais em 2022 em comparação com 2021. No Brasil, o aplicativo também está na lista dos preferidos para interações com empresas. Essa é uma das razões pelas quais a Infobip está introduzindo seu novo produto nesse mercado considerado em expansão.
“As empresas devem investir em um sistema que as aproxime de seu público-alvo e supere suas expectativas. O Brasil é um mercado muito receptivo a novas tecnologias, o que o torna perfeito para a implementação do Infobip Experiences. Utilizar um sistema que aproxime o cliente da empresa é uma estratégia de negócios necessária e capaz de gerar resultados consistentes. As pessoas precisam sentir que a empresa se preocupa com suas demandas e sabe como atendê-las, tanto em termos de vendas quanto de suporte para outros assuntos. Isso melhora ainda mais o relacionamento entre as marcas e seus clientes, alavancando a CX”, concluiu Ivan.