Aos poucos, o mercado começa a se despertar para a importância do desenvolvimento profissional dos colaboradores. Cada vez mais, as empresas estão deixando de enxergar o funcionário como apenas uma ferramenta de trabalho e vendo nele a oportunidade de ter um futuro líder. Qual a vantagem? Ter uma equipe altamente engajada e motivada. “Quando a empresa aproveita as potencialidades dos colaboradores, todos os outros se sentem motivados a continuar dando o seu melhor, pois sabem que novas oportunidades aparecerão”, resume a coach Marcia Luz, sócia-presidente da Plenitude Soluções Empresariais. Porém, a tarefa para transformar gestores em líderes exige comprometimento árduo, tanto da empresa quanto dos futuros líderes, segundo Simone Porto, gerente nacional de recursos humanos da Provider. “O interesse nessa transformação precisar ser de ambas as partes.”
A notícia boa é que qualquer pessoa pode se tornar líder, pois como qualquer outra habilidade, pode ser aprendida, aperfeiçoada e melhorada, segundo a CEO do Grupo AM3, Ana Maria Moreira Monteiro. “Mas a atitude de querer é a mais importante para que a pessoa busque desenvolvimento dia após dia”, alerta. Para encontrar esse profissional, ela recomenda utilizar o modelo de gestão por competências e os resultados de monitorias. O próximo passo é proporcionar experiências onde o colaborador tenha que exercer a liderança, como por exemplo, cobrir férias do superior imediato. “Convidá-lo a participar de Comitê Gestor, também pode ser um grande incentivo ao aprendizado, além de elevar a auto-estima”, explica Ana Maria.
Outro ponto fundamental é colocar as pessoas certas nos lugares certos. “Ou seja, a empresa precisa colocar as pessoas onde elas possam usar suas características marcantes na maior parte do tempo”, explica o consultor Eduardo Ferraz. O perfeccionista gosta de organizar, o extrovertido de se relacionar, o dominante de comandar, o impaciente de acelerar. “É muito importante conhecer a personalidade dos funcionários e não forçar a natureza das pessoas.” Outro passo importante é identificar qual o motivador para cada profissional, como forma de manter e contribuir para o desenvolvimento dele. O consultor comenta que as empresas têm quatro moedas de troca ou fatores que motivam as pessoas, sendo elas: dinheiro, segurança, aprendizado e status. Algumas pessoas desejam ganhar mais dinheiro, outras preferem segurança, outras status, e há indivíduos que tem o aprendizado como fator mais importante.
A coach Marcia Luz acrescenta que não acredito em fórmulas mágicas, da noite para o dia, por isso o ideal é preparar os candidatos em encontros mensais, com acompanhamento de um coach ou de um mentor. “E fique de olho nas pessoas que verdadeiramente são apaixonadas por gente, pois tem a ver com a atitude. Se faltar conhecimento para o candidato, você ensina; se faltar habilidade, você treina, mas se faltar atitude, é muito difícil mudar este quadro. A boa vontade desbanca a competência o tempo todo”, completa.
E para você, qual a importância de ter líderes formados na própria empresa? Deixe a sua opinião na enquete do portal Callcenter.inf.br.
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