O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Ligações sem ruídos



A NetIQ Corporation, unidade de negócios da Attachmate, anuncia o desenvolvimento em conjunto com a Nortel da solução Proactive Voice Quality Management (PVQM), voltada a garantir o monitoramento e gerenciamento da qualidade de voz em redes IP. A solução baseia-se no modelo de implementação de telefonia IP, cujo processo compreende quatro fases: avaliação, pré-implementação, monitoramento contínuo e relatórios/planejamento.

 

A fase de avaliação confere se a rede de dados existente consegue lidar com a crescente carga de tráfego que virá com voz e vídeo. A solução Vivinet Assessor da NetIQ é utilizada nesta fase para avaliar e reportar a capacidade da rede em atender aos requisitos de VoIP e coletar métricas da rede, de forma a fazer uma estimativa da qualidade de voz e apresentar um inventário dos principais dispositivos da rede, como switches e roteadores.

 

Na fase de pré-implementação, a solução Enterprise Policy Manager da Nortel cuida do gerenciamento centralizado da qualidade da rede. Uma vez implementada a rede, é necessário monitorar continuamente a qualidade de voz do usuário final e a saúde da rede em geral, o que irá melhorar o tempo de operabilidade, a confiabilidade e a qualidade das conexões. Essa fase utiliza as soluções NetIQ AppManager e Vivinet Diagnostics, que combinam métricas de qualidade da chamada, sistema e plataforma dos Nortel Call Servers com informações sobre a disponibilidade e o status dos outros dispositivos da rede.

 

Já na fase final, relatórios e planejamento, são apresentados relatórios sobre a qualidade de voz e da rede para fins de planejamento e conformidade com os acordos de nível de serviço (SLAs), usando a solução AppManager da NetIQ. Esse elemento da solução possibilita uma série de aplicações como telefones IP, correio de voz, servidores de chamada, centrais de atendimento e outras, todas gerenciadas pelo mesmo console.

 

Caso algum limite seja excedido, é enviada uma notificação para as soluções NetIQ AppManager e Vivinet Diagnostics, que automaticamente executam uma análise da causa raiz e do caminho percorrido durante a ligação. Em seguida a solução Enterprise Network Management System (ENMS) da Nortel apresenta uma visão dos alarmes e diagnóstico da rede para isolar o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima