O setor de serviços continua impactando positivamente a economia brasileira. Nesse cenário, o mercado de call center figura como um dos principais contratantes de mão de obra. De acordo com o Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos), o segmento define expansão de 8% na abertura de vagas até o final de 2009 no estado de São Paulo.
Esse desempenho é reflexo da retomada da participação da área de serviços no crescimento do PIB com alta de 1,9%. Atualmente, o mercado paulista de call center conta com 300 mil funcionários, 130 mil PAs e prevê ampliação de 6% sobre os R$ 4 milhões faturados em 2008. “Enquanto muitas empresas demitiam, o call center teve uma demanda muito alta e foi preciso contratar mais. Mesmo depois de um ano de crise econômica, o setor está aquecido e as contratações estão mantidas”, explica Stan Braz, diretor presidente executivo do Sintelmark.
Nos últimos 10 anos, houve um crescimento nacional de 550% em contratação de profissionais para call center e a expectativa de expansão para 2010 é que o setor atinja cerca de 1,2 milhão de pessoas em todo o Brasil e faturamento de R$ 23,6 bilhões. Atualmente, no país, mais de 1 milhão de pessoas estão empregadas na área.