Muito se fala hoje sobre o avanço do VoIP, mas pouco sobre a segurança necessária ao utilizá-lo. Quando se faz ou recebe uma ligação utilizando essa rede, automaticamente se abrem portas de comunicação com a Internet, permitindo que vírus ou hackers invadam o computador. Nesse processo, a necessidade de um firewall é primordial como uma proteção para monitorar a troca de dados, permitindo que apenas os pacotes relacionados ao VoIP sejam autorizados a chegar e sair. O firewall também verifica se a fonte da informação de origem é segura e se o destino da chamada é uma central VoIP e não um local que armazena dados e senhas.
“Com esta proteção é possível ter certeza que o lugar que se disca e o conteúdo trafegado nas portas do VoIP é uma ligação, não um vírus”, coloca Luiz Fernando, analista de suporte técnico da Kerio Technologies, fornecedora de software de segurança para a Internet.
No entanto, segundo o analista é preciso ter cuidado ao escolher o firewall. Muitos não estão preparados para reconhecer os dados de VoIP, considerando os formatos das ligações como invasores. “É preciso que a solução seja totalmente integrado ao VoIP. Caso o programa não tenha tratamento para esses pacotes muitos problemas acontecerão, como não conseguir receber e efetuar ligações, além de perda de dados de voz”, alerta Luiz Fernando.
Apesar do firewall ser capaz de proteger o sistema sozinho, a utilização de uma solução que integre também anti-vírus é essencial. “Por mais que o firewall proteja, é possível direcionar ataques de vírus ao servidor, atrapalhando a comunicação de voz e de rede”, comenta Luiz Fernando.
Percebendo esta necessidade de mercado foi que a fornecedora de VoIP, IP Corp, firmou parceria com a Kerio para a utilização do Kerio WinRoute Firewall. “O KWFl é uma solução completa para clientes que utilizam VoIP, pois não permite que os dados fiquem vulneráveis”, explica Alexandra Lima, gerente nacional de vendas da IP Corp.