O modelo cloud vem evoluindo a cada ano, trazendo benefícios e funcionalidades que permitem o aumento gradual de sua implantação. Diante desse cenário, nos próximos anos devemos ver o número de implementações de soluções em cloud irá aumentar. Porém, hoje a presença das empresas na nuvem ainda é pequena. Um dos principais pontos que vem adiando essa adoção, segundo Rubens Waberski, gerente de pré-vendas da Avaya, é a falta de conhecimento das funcionalidades e atributos desse modelo de oferta. “Existe o mito sobre um possível risco de transferir as informações empresariais em uma estrutura compartilhada”, comenta.
Porém, ele destaca que as soluções estão evoluindo cada vez mais para incluírem funcionalidades neste tipo de ambiente, permitindo, por exemplo, a divisão lógica da solução nos chamados tenants. Ao aliar estas funcionalidades com a tecnologia de virtualização de redes, o mercado começa a vencer a desconfiança inicial. Assim, na avaliação de Waberski, o principal desafio é ter os recursos e parceiros tecnológicos preparados para oferecer corretamente esse modelo para os clientes, ajudando-os a vencer a desconfiança e esclarecendo todas as características de funcionamento do modelo.
Felizmente, o cenário deve mudar, já que cada vez mais os fornecedores estão focando nessa área, dando opção e entregando maior conhecimento às empresas que pensam em migrar o contact center para a nuvem. “Os principais fornecedores estão criando áreas específicas para atender a demanda de projetos e serviços em cloud, tanto na área comercial como na operacional. Isso demonstra uma tendência nos negócios de tecnologia para os próximos anos”, completa.