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O outro lado do bloqueio de telemarketing



Ao contrário do que algumas empresas pensam ser negativo, o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing para Vladimir Valladares, diretor da V2 Consulting, poderá gerar um aumento da produtividade do telemarketing ativo, com a eliminação de esforços junto a consumidores desinteressados. “A reavaliação das estratégias de relacionamento deverá levar à migração de parte dos investimentos das ações de telemarketing ativo para ações que estimulem a demanda e conversão das vendas nos atendimentos receptivos”, diz.

 

Embora haja uma perda significativa de consumidores disponíveis para se ligar, Vladimir alerta que quantidade não significa qualidade. “É fundamental que as empresas atuem estrategicamente com o consumidor que continua disponível, tratando com inteligência seus perfis e dados”.

 

Na última sexta-feira (27/3), a Fundação Procon de São Paulo disponibilizou em seu site o cadastro para os indivíduos residentes no Estado de São Paulo que não desejam receber telefonemas de ofertas de produtos e serviços, seja em casa ou no celular. A medida está ancorada em lei e passa a vigorar a partir de abril. Para as infrações do Do Not Call List, as multas podem variar de R$ 212 a R$ 3,1 milhões.

 

Vladimir comenta também que o modelo implantado pelo Procon, que exige que as pessoas autorizem por escrito em um formulário padrão do órgão cada empresa que pode realizar as ligações, poderá diminuir os empregos na área, caso haja uma adesão em massa dos consumidores. “Esse impacto sobre os empregos não será somente no setor, pois a provável queda das vendas em momento de crise levará as empresas automaticamente a repensarem o seu quadro como um todo”, completa. De forma macro, o bloqueio geral penaliza também as empresas que atuam com ética e responsabilidade, e o formulário, sem ocorrer digitalmente, não facilita o processo e demanda aumento nos custos operacionais das organizações para a captação.

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