Autor: Márcio Maia
Você já parou para pensar em como o marketing afeta nossas vidas, direta ou indiretamente? Pessoas e empresas são constantemente envolvidas com as diversas ferramentas dessa importante área.
O marketing está em praticamente tudo, no carro que dirigimos, nos sites que visitamos, nos restaurantes, na busca do Google, na televisão… Outro dia, eu estava em um restaurante e fiquei impressionado com a quantidade de ações de marketing. Havia promoções, banners, cartões de visita, vendas de produtos, customer relationship management (CRM), divulgação de serviços on-line e um excelente atendimento.
O sucesso nos negócios está cada dia mais relacionado ao marketing desenvolvido com qualidade. Quais ações você tem feito para conquistar e fidelizar clientes?
As empresas que correm mais riscos são aquelas que não monitoram seus clientes e concorrentes, deixam de lado a busca incansável por diferenciais no seu serviço ou produto, ignoram tendências, ameaças, perdem as oportunidades e preocupam-se apenas com estratégias e vendas de curto prazo.
Tomar decisões corretas nem sempre é fácil, decidir quais canais e ferramentas utilizar, com qual freqüência, como posicionar sua marca, como divulgar seu produto ou serviço, são questões que uma consultoria de marketing pode responder para você.
Com a chegada das redes sociais, as pessoas compartilham informações, notícias e conteúdos saindo de um âmbito local para atingir proporções globais. Por isso, é importante dar cada passo com muito critério e planejamento.
O marketing pode ajudar a sua empresa a aumentar suas vendas, posicionar sua marca, conhecer seus clientes, mercado e concorrentes, identificar tendências e muitas outras possibilidades.
O planejamento é importante, mas não funciona sem a ação.
Excelente 2011 e bons negócios!
Márcio Maia é diretor da AM3 Marketing.