A maioria dos executivos (95%) que fizeram processo de movimentação ou transição de carreira e estão trabalhando numa nova organização entre três meses a um ano, considerara esse período entre médio e altamente desafiante. E para 66% o maior desafio é entender a cultura da organização. Os resultados fazem parte da pesquisa realizada pelas consultorias Lee Hecht Harrison e Plongê, especializadas em desenvolvimento de líderes e estratégia de pessoas, respectivamente, com mais de 120 profissionais brasileiros (gerentes, diretores e presidentes).
Em segundo lugar com 50% ficou o desafio de compreender o processo de tomada de decisão e nível de autonomia, principalmente no que diz respeito às relações de poder no topo da organização. Empatadas com 42% foram listados outros três desafios: o domínio do negócio e do mercado, e o alinhamento do próprio estilo de liderança ao que é valorizado na organização e o relacionamento com membros da equipe, clientes, entre outros.
Um dado positivo é que 76% dos respondentes relataram terem recebido apoio do superior imediato dentro ou acima do esperado. Isso porque que as organizações estão mais conscientes sobre o impacto e custos de contratações equivocadas bem como mais cuidadosas com o executivo em sua fase inicial de integração. “Esses dados nos mostram a importância do líder estabelecer uma política clara e uma comunicação eficiente dos processos da empresa bem como do papel de cada membro da equipe no onboarding de um novo colega”, explica José Augusto Figueiredo, presidente no Brasil e vice-presidente na América Latina da consultoria LHH.