Preocupada em garantir o pleno funcionamento de sua infra-estrutura tecnológica e, conseqüentemente, a produtividade das operações e dos negócios, a Petrobras acaba de contratar a Sonda, empresa de serviços de tecnologia da informação, para atuar como Service Desk. A empresa prestará atendimento aos cerca de 85 mil usuários da companhia petrolífera. De acordo com as empresas, essa será uma das maiores operações de Service Desk da América Latina.
Para este projeto, a Sonda monta uma grande estrutura, que contará com posições de atendimento e envolverá 420 profissionais trabalhando em regime full-time (24 horas x 7 dias). Nesta operação, o volume estimado de chamados por mês chega a 120 mil, dos quais 80 mil são destinados para suporte à infra-estrutura de TI – como ambiente de rede, notebooks, office automation, entre outros – e ainda 40 mil para suporte aos usuários de módulos SAP, o que inclui consultoria e atendimento tanto em 1º como em 2º nível.
“Toda a infra-estrutura da operação, como site e equipamentos, estará no Rio de Janeiro e será de total responsabilidade nossa. Este, sem dúvida, será um dos maiores projetos de Service Desk latino-americano e o maior do Brasil”, conta Mário Navarro, presidente da Sonda no Brasil. “Para nós, conquistar um projeto desse porte é o reconhecimento de sua capacitação e expertise no desenvolvimento de projetos de TI em grandes corporações, para as quais a disponibilidade de suas operações, estreitamente dependente da tecnologia, é um fator chave para o negócio”, complementa.
De acordo com o executivo, dentre os principais benefícios para a Petrobras ao contar com o Service Desk da Sonda, destacam-se dinamismo e experiência na disponibilização de um site novo totalmente contigenciado e redundante, melhoria dos processos e aumento de produtividade por meio de profissionais capacitados, relatórios gerenciais com gestão dos indicadores e planos de ações quando necessário e monitoramento do ambiente em tempo real.