PL torna gratuito serviço 0300

0
3



A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática pode votar nesta quarta-feira (07/11) o Projeto de Lei 6704/06, que torna gratuitas para os consumidores as ligações telefônicas para os números do serviço 0300, de acordo com Agência Câmara. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e a Lei de Organização dos Serviços de Telecomunicações (9.472/97) para garantir que os serviços de informação deverão estar disponíveis gratuitamente para o usuário antes e após a aquisição do bem ou serviço. O projeto tramita em conjunto com outras 23 propostas sobre atendimento telefônico gratuito para o consumidor.


O relator, deputado Walter Pinheiro (PT-BA), apresentou substitutivo em que recomenda a aprovação de 18 desses projetos e a rejeição de outros 5 (475/07, 733/07, 811/07, 1271/07 e 1047/07). O parlamentar afirma que tem havido abusos na prestação de atendimento ao consumidor por telefones com prefixo 0300. “O fato de o ônus dessas ligações recair integralmente sobre os usuários não incentiva o atendimento célere e eficiente pelos fornecedores. Ao contrário, o alto custo das ligações desestimula a busca de esclarecimentos e o registro de reclamações por parte dos usuários”, explica Walter.


O substitutivo proíbe a cobrança de serviços telefônicos destinados a receber reclamações ou prestar informações sobre o serviço ou produto. Esse atendimento gratuito passa a ser um direito do usuário, previsto no Código de Defesa do Consumidor. O texto do relator, no entanto, isenta as micro e pequenas empresas da obrigação de oferecer gratuitamente esse serviço de suporte ao consumidor. O substitutivo também proíbe a cobrança do tempo de espera nas chamadas aos serviços de atendimento telefônico das empresas que utilizem de números de acessos pagos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorE-consumers têm prejuízo de R$ 300 mi
Próximo artigoBrT Callcenter