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Em 2009, foi realizado um estudo com corretores de seguros, clientes e funcionários com o objetivo de analisar o retrato atual da companhia, e verificar o que eles achavam da Sulamérica. Ao final deste processo, chegou-se a conclusão de que ter uma marca conhecida não é tudo. Mais relevante é ser desejada e ser a preferida. A partir das respostas da pesquisa chegou-se ao novo posicionamento, que visa impulsionar a preferência pela marca e revolucionar a relação clientes e empresa.
A missão, visão e valores da Sulamérica foram revisadas para este novo conceito e todos os funcionários da companhia receberam metas definidas para atingir o ideal de agilidade e transparência. Até dezembro de 2012, a companhia monitorará os resultados das ações por meio de pesquisas para mensurar a satisfação dos clientes. Para comunicar este movimento, a empresa vai investir R$ 70 milhões ao longo de três anos, sendo R$ 25 milhões já neste primeiro ano. Esta quantia engloba campanha de marketing com o slogan “Se aborrecer pra quê?”, ações de endomarketing, consultoria e eventos com funcionários e corretores.
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O site institucional da companhia também passará por reformulação com o objetivo de se tornar mais facilmente navegável pelos internautas. Ainda na web, a companhia ampliou as funcionalidades da intranet dos funcionários e do Portal do Corretor na área de saúde. Também foi criado um novo sistema de cotação de seguro de vida e em breve os demais seguros da companhia apresentarão novidades que facilitarão tanto o trabalho do corretor, quanto a consulta e a utilização por parte dos clientes.