Reposicionamento estratégico



De olho no crescimento do mercado de seguros, a Sulamérica Seguros e Previdência aposta em um novo posicionamento estratégico. Desde o dia 3 de abril, os atributos “agilidade” e “transparência” passaram a ser o novo o compromisso da companhia com os clientes, corretores de seguros parceiros e funcionários. Segundo Patrick Larragoiti Lucas, presidente da Sulamérica, o posicionamento agrega valor na medida em que mostra o lugar estratégico que a companhia quer alcançar: ser a empresa preferida até 2012. “Acreditamos que nossa nova postura nos levará ao crescimento que desejamos, além de provocar uma mudança cultural no segmento de seguros”, completa.

 

Em 2009, foi realizado um estudo com corretores de seguros, clientes e funcionários com o objetivo de analisar o retrato atual da companhia, e verificar o que eles achavam da Sulamérica. Ao final deste processo, chegou-se a conclusão de que ter uma marca conhecida não é tudo. Mais relevante é ser desejada e ser a preferida. A partir das respostas da pesquisa chegou-se ao novo posicionamento, que visa impulsionar a preferência pela marca e revolucionar a relação clientes e empresa.

 

A missão, visão e valores da Sulamérica foram revisadas para este novo conceito e todos os funcionários da companhia receberam metas definidas para atingir o ideal de agilidade e transparência. Até dezembro de 2012, a companhia monitorará os resultados das ações por meio de pesquisas para mensurar a satisfação dos clientes. Para comunicar este movimento, a empresa vai investir R$ 70 milhões ao longo de três anos, sendo R$ 25 milhões já neste primeiro ano. Esta quantia engloba campanha de marketing com o slogan “Se aborrecer pra quê?”, ações de endomarketing, consultoria e eventos com funcionários e corretores.

 

“Acreditamos que este novo posicionamento destacará a companhia entre as outras do mercado. Não estamos falando em campanha publicitária apenas, mas de uma mudança de comportamento e práticas de toda a estrutura da empresa. Estamos trazendo diretrizes que poderão influenciar positivamente todo o setor de seguros”,Marcus Vinícius Martins, vice-presidente de vendas e marketing e responsável por toda ação do posicionamento.

 

O site institucional da companhia também passará por reformulação com o objetivo de se tornar mais facilmente navegável pelos internautas. Ainda na web, a companhia ampliou as funcionalidades da intranet dos funcionários e do Portal do Corretor na área de saúde. Também foi criado um novo sistema de cotação de seguro de vida e em breve os demais seguros da companhia apresentarão novidades que facilitarão tanto o trabalho do corretor, quanto a consulta e a utilização por parte dos clientes.

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Reposicionamento estratégico



De olho no crescimento do setor de telesserviços, a Telesoluções decide apostar na valorização do capital humano aliada à inovação tecnológica. A partir de agora, a empresa adota uma nova marca, passando a se chamar gent¡. O reposicionamento atende a expectativa da direção de aumentar em até 30% o faturamento em 2010, o que representa o triplo do crescimento no ano passado, cujo patamar atingiu cerca de 10%. Em 2009, o faturamento bruto da empresa foi de R$ 74 milhões.

 

Segundo Paulo Moura, presidente da gent¡, a nova marca agrega mais valor à empresa na medida em que mostra o lugar estratégico que o cliente ocupa na cultura da corporação. “Queremos que o mercado e, principalmente nossos clientes, percebam a mudança. Nossa meta é crescer de maneira sustentada com resultados positivos, incluindo a nossa imagem. Vamos trabalhar as operações que tenham rentabilidade e que sejam realmente interessantes”, diz. O anúncio da nova marca vem acompanhado de uma estratégia de marketing que inclui novo site, hotsite e campanha publicitária que, juntos, têm a missão de mostrar aos clientes e ao público em geral o significado da mudança.

 

A marca gent¡ tem como objetivo consolidar as mudanças que a empresa vem realizando ao longo dos últimos anos. De acordo com Moura, o ano de 2009, por exemplo, foi de estruturação com investimentos em processos, sistemas e pessoas. “A nossa empresa vem mudando e evoluindo ao longo dos anos. Não somos mais focados somente no setor de call center, embora este ainda seja o nosso carro-chefe. Hoje oferecemos outras atividades como vendas pessoais e serviços de alta performance. A nova marca traduz esse reposicionamento e reforça a percepção positiva da empresa”, afirma.

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Reposicionamento estratégico



O Banco do Brasil fará nos próximos dois anos um reposicionamento do modelo de atendimento nas agências de varejo e alta renda. A mudança será iniciada por São Paulo e foi motivada pela expectativa de maior concorrência nos próximos anos, de acordo com matéria da Agência Estado. “O ambiente será cada vez mais competitivo e para isso temos que aumentar a nossa capacidade de fidelizar clientes”, afirmou Dan Conrado, executivo que cuidará das operações no Estado.

 

A decisão de alterar o modelo surgiu após estudos feitos por consultorias contratadas no primeiro semestre. Essas empresas apontaram que havia uma diferença de eficiência no segmento de varejo e, para isso, era preciso mudar o relacionamento com os clientes. “Iremos atuar fortemente nesse segmento”, disse Conrado, lembrando que não há necessidade de alteração na divisão corporativa, voltada para grandes empresas, que já possui uma boa avaliação por parte dos clientes.

 

Serão investidos R$ 800 milhões nesse projeto apenas em São Paulo, que deverá ter o reposicionamento concluído no ano que vem. Os valores incluem a abertura de 83 novas agências (investimento médio de R$ 1 milhão em cada uma) e outros 23 pontos de atendimento serão alterados para agências Estilo, destinadas ao público de alta renda. A ampliação do número de funcionários ligados diretamente ao público e a área de tecnologia, principalmente, receberão o restante dos recursos. Não foi revelada a estimativa de investimento nacional para esse projeto.

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