De olho no crescimento do mercado de seguros, a Sulamérica Seguros e Previdência aposta em um novo posicionamento estratégico. Desde o dia 3 de abril, os atributos “agilidade” e “transparência” passaram a ser o novo o compromisso da companhia com os clientes, corretores de seguros parceiros e funcionários. Segundo Patrick Larragoiti Lucas, presidente da Sulamérica, o posicionamento agrega valor na medida em que mostra o lugar estratégico que a companhia quer alcançar: ser a empresa preferida até 2012. “Acreditamos que nossa nova postura nos levará ao crescimento que desejamos, além de provocar uma mudança cultural no segmento de seguros”, completa.
Em 2009, foi realizado um estudo com corretores de seguros, clientes e funcionários com o objetivo de analisar o retrato atual da companhia, e verificar o que eles achavam da Sulamérica. Ao final deste processo, chegou-se a conclusão de que ter uma marca conhecida não é tudo. Mais relevante é ser desejada e ser a preferida. A partir das respostas da pesquisa chegou-se ao novo posicionamento, que visa impulsionar a preferência pela marca e revolucionar a relação clientes e empresa.
A missão, visão e valores da Sulamérica foram revisadas para este novo conceito e todos os funcionários da companhia receberam metas definidas para atingir o ideal de agilidade e transparência. Até dezembro de 2012, a companhia monitorará os resultados das ações por meio de pesquisas para mensurar a satisfação dos clientes. Para comunicar este movimento, a empresa vai investir R$ 70 milhões ao longo de três anos, sendo R$ 25 milhões já neste primeiro ano. Esta quantia engloba campanha de marketing com o slogan “Se aborrecer pra quê?”, ações de endomarketing, consultoria e eventos com funcionários e corretores.
“Acreditamos que este novo posicionamento destacará a companhia entre as outras do mercado. Não estamos falando em campanha publicitária apenas, mas de uma mudança de comportamento e práticas de toda a estrutura da empresa. Estamos trazendo diretrizes que poderão influenciar positivamente todo o setor de seguros”,Marcus Vinícius Martins, vice-presidente de vendas e marketing e responsável por toda ação do posicionamento.
O site institucional da companhia também passará por reformulação com o objetivo de se tornar mais facilmente navegável pelos internautas. Ainda na web, a companhia ampliou as funcionalidades da intranet dos funcionários e do Portal do Corretor na área de saúde. Também foi criado um novo sistema de cotação de seguro de vida e em breve os demais seguros da companhia apresentarão novidades que facilitarão tanto o trabalho do corretor, quanto a consulta e a utilização por parte dos clientes.