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RH ainda não é considerado estratégico

Apesar do conceito de RH estratégico estar em alta, muitos dos próprios profissionais de Recursos Humanos não acreditam que a área já tenha alcançado este patamar. Talvez porque atividades que poderiam ser consideradas operacionais ou táticas ainda são vistas como grandes desafios. Ou porque, a área, muitas vezes não possui clareza sobre a mensuração de seus resultados. É o que aponta a pesquisa HR Trends  realizada entre os meses de maio e junho de 2018 e que contou com a participação de aproximadamente 500 profissionais de RH com cargos considerados estratégicos dentro das empresas. Os participantes compartilharam suas percepções sobre o valor estratégico de 28 atividades de Recursos Humanos desempenhadas hoje no mercado brasileiro. A análise de dados permitiu a divisão das atividades em três pilares: operacional, tático e estratégico.
Atividades como segurança e medicina do trabalho e folha de pagamento, foram consideradas operacionais. Já atividades como benefícios geniais (plano de saúde e odontológico, previdência privada, seguro de vida, incentivos acadêmicos, etc.), políticas de inclusão e diversidade, além de projetos sociais e de sustentabilidade foram classificadas como táticas para pelo menos 54,6% dos respondentes.
Ao menos 54,3% dos respondentes acreditam que as atividades do RH relacionadas à experiência e à motivação do colaborador, inovação e indicadores são de maior valor estratégico, uma vez que o RH consegue trabalhar em parceria com as áreas de negócio da companhia. Atração de talentos, cultura organizacional e treinamento e desenvolvimento foram os pontos mais citados como sendo estratégico.
Além disso, 85% dos profissionais entrevistados não desempenham por completo as atividades estratégicas que foram apontadas na pesquisa. “Através desse estudo é perceptível que as atividades táticas e operacionais já possuem uma cadeia estrutural formada, porém, as estratégicas ainda apresentam uma baixa atuação nas companhias. Regras e padrões do mercado competitivo mudam rapidamente e não é fácil responder a estas mudanças com a mesma rapidez. Por isso, pesquisas dessa natureza norteiam os profissionais de RH e resultam em novos insights para este momento cercado de desafios”, comenta o diretor de marketing da ProPay, Leonardo Albuquerque.

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