Rumo à liderança

Autora: Roselake Leiros
Embora a população feminina no Brasil represente 51,3% do seu total, nos comparativos que dizem respeito à presença da mulher no mercado de trabalho e da sua presença em setores de maior remuneração, esse número ainda é muito pequeno, segundo a SPM, Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.
O progresso, a evolução da trajetória das mulheres no meio profissional é incontestavelmente honrosa, e, portanto, merece nossas reverências a todas que fizeram e fazem parte dela.
Desde o início foi preciso muito esforço a cada mulher, que sonhou e ousou transpor os obstáculos que se apresentaram. Não foram simples conquistas individuais, elas aproximaram “a mulher como um todo” do direito de SER cidadã, da igualdade de direitos. Mas continuemos a avançar cada vez mais reconhecendo o nosso infinito poder de lutar e vencer pelos nossos direitos.
As questões começam na inserção da mulher no mercado de trabalho. Geralmente, é disponibilizado para elas os empregos menos qualificados, além de salários mais baixos em muitos dos degraus da hierarquia dos cargos.
É importante que as mulheres confiem cada vez mais nas suas capacidades e reivindiquem direitos importantes como creches, boas colocações e salários iguais aos dos homens na mesma função. Continuem buscando atingir os cargos elevados e melhor remunerados. Sonhem, façam seus planos de carreira e criem ações a cada dia que aproximem você do que você quer e merece.
Ainda hoje, o maior obstáculo para a mulher é conciliar sua vida pessoal com a profissional. O velho preconceito muitas vezes está dentro de casa, no pai, na mãe, no marido, que resistem à ideia da mulher ficar mais tempo fora de casa. Delegar as responsabilidades da casa e os cuidados com os filhos a terceiros, quando há condições financeiras, ou compartilhar com a família, são usados contra elas com muito desrespeito, ainda que esteja dando conta, graças a sua propriedade multitarefas.
Como já dissemos em inúmeras publicações, a mulher, com sua natureza sensível e forte, inteligente e proativa, ágil, multitarefas, guerreira e amorosa que respeita o tempo de cada coisa e das pessoas, vem conquistando mais e mais o seu lugar no mundo.
Dados importantes do “International Business Report 2013”, da consultoria Grant Thornton, revelam a porcentagem de mulheres nos cargos de presidentes, vice-presidentes e diretores CEOs. As mulheres ocupam 24% desses cargos no mercado mundial e especificamente no Brasil, 23%. Estamos bem representadas na alta cúpula, mas continuemos! A vitória de cada uma é a vitória de todas. Lembre-se, trata-se de nos unirmos para abrir espaços para mais e mais mulheres expressarem suas extraordinárias competências no mundo, isso é diferente de lutar contra os homens.
Roselake Leiros é diretora executiva da CrerSerMais Desenvolvimento Humano e Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rumo à liderança

A Accenture anuncia acordo para aquisição de participação majoritária na Vivere Brasil Serviços e Soluções, empresa especializada em  tecnologia para processamento de crédito imobiliário, que possui o BTG Pactual como sócio minoritário. A aquisição expandirá a atuação da Accenture na prestação de serviços e em tecnologia de processamento de crédito imobiliário, de forma a auxiliar os bancos brasileiros na busca por aumento de eficiência e de capacidade de processamento de empréstimos desse segmento.  
 
Após a conclusão da aquisição, a Accenture passará a ter participação majoritária e terá responsabilidade pela gestão da Vivere Brasil. Os fundadores da empresa e o BTG Pactual – que comprou uma participação da companhia em outubro de 2011 – manterão participação minoritária estratégica na Vivere. 
O investimento permitirá à Accenture aumentar sua atuação no segmento de serviços para crédito imobiliário no país em um momento em que o mercado passa por rápido desenvolvimento. “Com o crescimento da demanda por empréstimos para habitação, os bancos terão que ampliar sua capacidade de processamento, eficiência e controle de qualidade para serem competitivos”, diz Luís Simões, diretor da prática de Serviços Financeiros da Accenture. “O investimento no desenvolvimento e inovação da tecnologia da Vivere, combinado com as capacidades da Accenture Credit Services na prestação de serviços de terceirização de processos de negócios (BPO), pretendemos criar um provedor líder em serviços de processamento para o mercado de crédito imobiliário no Brasil”, conclui.
 
A Accenture tem expandido sua atuação na indústria global de crédito imobiliário desde 2011, com o lançamento da Accenture Credit Services – um serviço da prática de Finanças da empresa, que oferece consultoria, tecnologia e terceirização de serviços para grandes credores-, por meio de aquisições estratégicas. No mês passado, a companhia anunciou a compra da Mortgage Cadence, um provedor de software para empréstimo hipotecário nos Estados Unidos; em 2011, também adquiriu a provedora de serviços de processamento de crédito imobiliário comercial e residencial nos Estados Unidos, antes conhecida como Zenta. A Accenture Credit Services oferece suporte às instituições que disponibilizam crédito para a habitação residencial, comercial, leasing e indústria automotiva, com a oferta de serviços para mais de 100 instituições financeiras em todo o mundo.
 
“Ao modernizar tecnologias e moldar novos modelos de processamento, os credores têm a oportunidade de obter ganhos significativos com o amadurecimento dos mercados emergentes e recuperação dos maduros”, afirma Terry Moore, diretor global da Accenture Credit Services. “Estamos em fase de expansão global para auxiliar nossos clientes a buscarem essas oportunidades ao redor do mundo”, finaliza.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima