A nova organização integra de maneira estratégica as 40 aquisições que a empresa fez nos últimos anos
A Selbetti Tecnologia anunciou a reestruturação de suas unidades de negócios, com a consolidação de oito áreas distintas – que começa com soluções de impressão, até a estruturação de projetos envolvendo atendimento ao cliente, infraestrutura de tecnologia da informação, cibersegurança e inteligência artificial. “A nova organização integra de maneira estratégica as 40 aquisições que a empresa fez nos últimos anos, cujos investimentos, só em 2024, foram de mais de R$ 80 milhões”, destacou Junior Selbach, CEO da Selbetti.
A mudança reflete a expansão realizada nos últimos anos, que teve como um dos principais vetores a estratégia de incorporação de outras operações. Isso deu à Selbetti dois ingredientes fundamentais para o crescimento: recursos tecnológicos e humanos, que possibilitam a incorporação rápida das inovações, e as carteiras de clientes das operações adquiridas – aumentando a receita e criando novas oportunidades de negócios dentro do próprio grupo.
“A Selbetti é uma empresa relativamente jovem, com 48 anos. Em quase meia década, evoluímos de um negócio voltado para máquinas de escrever para uma empresa com uma estrutura sólida, com mais de 2,2 mil funcionários, e que hoje tem a capacidade de implementar projetos de tecnologia que envolvem várias frentes. Isso é a essência do que queremos oferecer aos nossos clientes: a capacidade de trazer soluções para o negócio, e criar sinergias internas para alavancar a inovação dos nossos clientes”, explicou Selbach.
Estrutura operacional preparada para o crescimento
Com a mudança, a Selbetti se estrutura nas seguintes unidades de negócios: Selbetti Print Solutions – com o foco em soluções completas de gestão de impressão; Selbetti IT Devices – que vai atuar com soluções de gestão de dispositivos tecnológicos, como notebooks, desktops, tablets e smartphones; Selbetti Label Solutions, que incorpora as soluções de Identificação Automática e Coleta de Dados (AIDC, na sigla em inglês), com a oferta da fabricação de etiquetas, bem como hardware e suprimentos para esse mercado; Selbetti Proccess Solutions, que engloba as soluções voltadas para otimização de processos de negócios e as que estão integradas à plataforma Satelitti, como RPA, S-SIGN, entre outras.
A empresa também vai ter uma área de negócios dedicada às soluções e serviços de TI end to end – Selbetti IT Solutions, com uma estratégia focada em trazer mais inovação em áreas como cibersegurança, Inteligência Artificial, nuvem, Help Desk e Field Service, além da gestão de infraestrutura e NOC (Network Operations Center).
Essa divisão engloba soluções e expertise de três empresas adquiridas em 2024: a Governar.TI, especializada em gestão de segurança e financeira; a InterCompany, que oferecia soluções de infraestrutura, nuvem, cibersegurança, automação e internet das coisas (IoT), e Inteligência Artificial e, por fim, a joinvilense Eiti Soluções de Tecnologia.
CX segue no portfólio estratégico
Além dos serviços de TI, outra área estratégica para a Selbetti é o atendimento ao cliente. Por isso, a empresa estruturou a unidade de Selbetti Customer Experience, com foco em soluções para atendimento ao cliente. Essa divisão reflete as soluções e serviços que eram operados então pela Nexcore, incorporada pela empresa em 2023. A unidade de CX ainda agrega as soluções de duas empresas adquiridas em 2024: GCCcx e DNK Infotelecom – ambas especializadas no desenvolvimento de tecnologias para esse mercado.
Hoje, a Selbetti tem como oferta principal na área de CX uma plataforma completa para gestão da experiência do cliente, que conta com tecnologias como URA, monitoria de qualidade, omnichannel, chat, entre outros. Além disso, a solução também integra ferramentas de IA e o speech analytics, tecnologias desenvolvidas internamente.
Conectando o varejo à transformação digital
Na avaliação do CEO, “o varejo passa por uma transformação para atender a necessidade dos consumidores. Proporcionar uma experiência de compra focada na solução dos problemas dos clientes é um diferencial competitivo. Para impulsionar essa evolução, a empresa criou a Selbetti Retail Experience, uma unidade dedicada a integrar o físico e o digital, oferecendo uma comunicação omnichannel inteligente e estratégica. A nova estrutura unifica todas as soluções anteriormente oferecidas pela Pricefy, adquirida em 2021, e amplia ainda mais a capacidade de potencializar as vendas e transformar a jornada de compra no varejo.”
De acordo com o executivo, “a Selbetti Retail Experience vai além da tecnologia e será uma parceira estratégica para modernizar o varejo e expandir a atuação da Selbetti no setor. A unidade oferece soluções inovadoras que geram novas oportunidades de monetização, como o Retail Media Network, que permite às redes varejistas transformar seus pontos de venda em verdadeiros canais de publicidade e engajamento, ajudando empresas a se diferenciarem e se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo”.
Ele garante que “a unidade gera agilidade na comunicação de preços, por meio da atualização automática o que dá mais eficiência e competitividade; aumenta a eficiência operacional, com processos otimizados que reduzem custos e aumentam a produtividade; e possibilita uma experiência de compra aprimorada com comunicação omnichannel que conecta, engaja e converte mais”.
Segundo ele, “este portfólio robusto que permite ao varejo se conectar com o futuro da digitalização, garantindo inovação, eficiência e resultado, já impacta mais de 5.500 operações varejistas no Brasil, incluindo supermercados, farmácias, home centers, atacarejos, lojas de eletromóveis e muito mais”.
Por fim, a Selbetti também conta, agora, com uma área inédita de consultoria – a Selbetti Business Consulting –consultoria de negócios, envolvendo processos e estratégia, com foco em transformação digital.
Nova sede em São Paulo
A empresa também investiu na expansão de sua estrutura física, com a inauguração, no último mês do ano, da Arena Selbetti, em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, localização estratégica para o atendimento dos clientes na região Sudeste. O novo espaço, que conta com 10,5 mil m2, reúne em um único local muitas das soluções ofertadas aos clientes como a fábrica de etiquetas, logística reversa de equipamentos, fábrica de HaaS (hardware as a service), digitalização, além de escritórios.