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Ser líder é saber motivar?

Toda empresa deve ter, entre seus principais objetivos, o de promover uma sintonia plena entre os líderes e liderados, caso tenha interesse em alcançar o sucesso constante. Justamente para mapear quais são as características mais importantes de um bom gestor, pelo olhar dos jovens, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios perguntou “O que é ser um líder?”. A pesquisa, feita na segunda quinzena de agosto, com 16.950 participantes, na faixa etária de 15 a 26 anos, apresenta uma nova tendência para os cargos de chefia.
 
Na primeira colocação do estudo e com ampla margem (68% ou 11.481 votos), a opção “Saber motivar sua equipe” foi a vencedora entre os atributos mais importantes de quem comanda. De acordo com o analista de treinamento do Nube, Marcelo Cunha, essa realidade não é difícil de ser observada, a partir do atual cenário corporativo. “Se o estagiário não se sente bem em determinado espaço, ele rapidamente buscará outro ambiente. Logo, a felicidade individual é cada vez mais imediata e se tornou prioridade. Portanto, na visão da geração Y e Z, um bom chefe será aquele capaz de contagiar a todos com desafios e atividades promissoras”, explica
 
Na sequência, em segundo lugar, ficou a alternativa “Tomar as melhores decisões” com 14,5% (2.468). “Ter o tato certo em sua postura, interligando ´razão´ e ´emoção´ nas suas orientações, é uma mescla sábia para o líder ter a confiança plena de seus funcionários. Apenas cuidar do motivacional, sem apresentar conduções certeiras fará a equipe se perguntar: estamos diante de um animador de torcidas ou de alguém com potencial de desenvolver o negócio? Portanto, é preciso ter essa medida certa e clara para todos”, comenta o analista de treinamento do Nube.
 
Para Cunha, o primordial é o administrador ter equilíbrio entre a expectativa do seu colaborador e os objetivos da empresa, para ambas as partes estarem alinhadas, satisfeitas e em harmonia. “Os novos talentos da Geração Y possuem uma outra dimensão de tempo e espaço e esses jovens entrantes no mercado buscam efetivamente uma rápida ascensão e conforto no ambiente profissional. Essa velocidade, consequentemente, traz a necessidade do gestor pontuar qual é a estrutura do plano de carreira, para evitar ansiedades ou frustrações e deixar claro o fato de o mercado ter um ritmo não tão imediatista na caminhada rumo ao topo.”
Em terceiro lugar, “Ter paciência para lidar com as pessoas” angariou 1.599 votos (9,5%). Segundo Cunha, um dos segredos do chefe é primar por um bom diálogo, no qual o “capitão” opta por mostrar não só os erros, mas também os acertos de quem é iniciante, pois assim haverá reais desafios e, sobretudo, alegria no cumprimento de cada missão. “Quando as pessoas se deparam com uma gestão capaz de imprimir bons conceitos e fazer seu staff acreditar em algo além das atividades diárias, elas passam a se sentir importantes e acreditam em seu potencial. Dessa forma, enxergam sentido no trabalho desenvolvido, agregando valor ao negócio e surpreendendo a cada dia com os benefícios trazidos para a organização”, pontua.
Na última colocação, “Ser ágil na resolução de problemas” obteve a preferência de 1.402 consultados (8%). “Velocidade de fato não é tudo, pois a pressa é inimiga da perfeição. Um gestor deve estar sempre atento e disposto a ajudar, criando uma conexão emocional entre o time e a empresa. Não se trata apenas de ter bons produtos ou serviços e atender de forma decente e ágil. Se comunicar da maneira correta é o X da questão e, para isso, é preciso ter tranquilidade e um bom trato em relação a cada integrante da equipe”, finaliza.

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