A Teleperformance Brasil criou o Plano de Carreira Profissional que dá acesso aos seus agentes de atendimento a oportunidades de crescimento profissional dentro da empresa. Foi criado e fundamentado na filosofia de valorização do desenvolvimento profissional, na qual a evolução dos conhecimentos, habilidades, atitudes e resultados somam pontos nas avaliações dos colaboradores. “Precisamos contar com pessoas motivadas, capacitadas e dispostas a crescer profissionalmente para enfrentar com sucesso os desafios de um ambiente cada vez mais competitivo. A qualidade acontece com a busca contínua da excelência na prestação de serviços, o que exige determinação e comprometimento de todos os níveis da operação”, declara Andréa Oliveira, gerente de RH da Teleperformance Brasil.
Para participar o colaborador precisa ter tempo mínimo de seis meses de empresa e outros requisitos, que alinham os objetivos da empresa às necessidades de seus clientes e passam a agregar pontos para a avaliação final, realizada a cada seis meses. O agente que não atinge a pontuação equivalente ao nível em que se encontra, tem um período para se reciclar e aprimorar e assim ter a possibilidade de iniciar um novo ciclo de avaliação.
Os colaboradores da Teleperformance passaram a trabalhar mais motivados, sentindo-se valorizados e com reais chances de crescimento profissional dentro do call center. O primeiro teste de avaliação foi concluído no último mês de maio e envolveu 1433 colaboradores, dos quais 205 foram aprovados em todos os requisitos e, conseqüentemente, promovidos.
A Teleperformance já está sentindo a diferença no clima da empresa e na motivação de seus profissionais, não só pelo aumento do índice qualitativo de atendimento, mas também pela queda do absenteísmo dos colaboradores. Ao serem questionados sobre o Plano, todos os funcionários, mesmo os que não passaram no primeiro teste, foram unânimes no positivismo. “Me sinto recompensada, pois meu esforço está sendo reconhecido, fazendo assim com que eu me empenhe a cada dia, conquistando as metas e chegando ao meu objetivo com sucesso”, relata a agente de atendimento Márcia Regina de Mello Dantas.