Tradicional e eficiente, o televendas ainda se mantém como importante nas estratégias comerciais das empresas. Contudo, a integração dos canais – voz, chat, e-mail e social media- é um ponto a ser destacado como tendência, de acordo com o gerente de marketing da Interactive Intelligence, Pedro Silveira. “Hoje o cliente pode escolher o canal de comunicação mais conveniente para ele, apesar de o telefone ainda ser o canal mais utilizado”, revela. Para a diretora de relacionamento com clientes do Uol, Myrian Naime, apesar das novidades em formatos de vendas ao cliente, é cedo para dizer que o uso do telefone perderá forças. “O televendas permite uma interatividade e troca de informação que ajuda o cliente a entender melhor o que está comprando”, destaca.
Para debater o cenário atual de televendas, os desafios e as perspectivas para esse setor, a Conference ClienteSA realiza, durante os dias 20, 21 e 22 de abril, o Meeting Televendas Weekend. O evento reunirá especialistas do segmento em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Assuntos como a nova realidade do mercado, reversão de estratégias em resultados, além da convivência com os novos canais de relacionamento, serão temas de painéis.
A gerente de call center da Aon Affinity, Heloisa Marinho, que será uma das palestrantes do evento, indica, por exemplo, que tecnologia, funcionários qualificados na linha de frente e mailing adequado são a garantia de um efetivo de televendas. A executiva relembra um fato que há pouco mais de três anos preocupava as empresas de televendas, a Lei 13.226/2008, chamada de “Não perturbe”, que dá à população a opção de escolher não receber ligações de telemarketing. “Ao entrar em vigor, percebemos uma melhoria para o telemarketing, pois, se o cliente não desejava o contato, e portanto, não seria receptivo à abordagem dos nossos operadores, essa situação começou a ser trabalhada na seleção do mailing”, explica.
Como as empresas não tinham uma dimensão de quantos consumidores solicitariam o bloqueio das ligações para vendas, acreditava-se que os cortes de colaboradores seriam devastadores. “Pelo contrário, percebemos o crescimento do mercado”, informa Myrian, do Uol. Para a Tim, a operação resultou em otimização do serviço, já que as empresas passaram a contar com um target mais direcionado.
Confira as matérias exclusivas sobre a área de televendas publicadas ao longo da semana:
Inovações adicionaram dinamismo e eficiência aos processos da atividade
Aon se aproveita do televendas para atingir regiões distantes do país
Oferecer produtos únicos podem garantir a aderência da oferta feita pelo televendas
Atividade se mantém importante mesmo diante dos novos canais pela maior interatividade
Estratégia de televendas da CEF passa pela adequação da oferta à necessidade do cliente
Telefônica|Vivo busca conhecer o perfil dos clientes para acertar no alvo
Confira também como será o Meeting Televendas Weekend
ClienteSA reúne profissionais em evento que alia conteúdo exclusivo e descontração
Dê sua opinião sobre o atual cenário de televendas no fórum da ClienteSA no LinkedIn.