Tenda aumenta vendas com IA aplicada no resgate de leads via chatbot

Elizabeth Lopreato, gerente de marketing da Construtora Tenda

Integração da plataforma Botmaker ao ERP da construtora viabilizou projeto por meio da inteligência artificial aplicada à jornada de atendimento ao cliente 

A Tenda, construtora e incorporadora voltada para habitação popular no País, anunciou a parceria com a Botmaker, especializada no desenvolvimento de bots na América Latina, acionada para desenvolver e implementar uma solução customizada para otimizar o relacionamento com potenciais clientes. “Nosso objetivo era um sistema capaz de responder com precisão e assertividade desde as dúvidas mais frequentes e corriqueiras que surgem durante o processo de aquisição de um imóvel, até participar de etapas decisivas do processo de vendas, avançando o cliente na esteira de negociação e conectando-o ao atendimento do vendedor. E um dos avanços já foi um aumento de 13% nas vendas mensais das lojas próprias somente com resgate de leads”, ressaltou Elizabeth Lopreato, gerente de marketing da Construtora Tenda.

Segundo detalha a executiva, “a plataforma Botmaker nos atende em duas frentes: a primeira é mantendo os fluxos conversacionais com os nossos clientes por meio dos famosos chatbots, para enriquecimento de dados; aferição de interesses específicos; avaliação de crédito; e/ou mesmo para disparos pontuais ou inseridos em réguas de comunicação. A segunda frente, e consequência desses disparos de comunicação, é a automatização de processos que conseguimos por meio da edição de códigos de programação, que permitiu integrar nosso software à plataforma Botmaker. A parceria com a empresa ficou mais robusta, podemos considerar diferentes fases e tem sido incrível desbravar as possibilidades da IA aplicada para o nosso negócio”.

Fase 1 – 25 mil conversas por dia

A Tenda iniciou suas atividades em 1969 e, desde então, segundo Elizabeth, mantém um constante processo de modernização. Com obras em diversas regiões do país, a empresa desejava canais de atendimento mais dinâmicos, abrangentes e atualizados, com objetivo de entregar uma experiência eficaz em toda a jornada do cliente.O objetivo inicial da parceria com a Botmaker era ganhar escala no atendimento dos leads da loja virtual, principal fonte de captação da Tenda. São cerca de 25 mil conversas por dia. A adoção de bots foi decisiva para potencializar a qualificação desses leads. Desde então, a empresa conseguiu customizar algumas soluções e capacitar o time a fazer o melhor uso das funcionalidades  disponíveis.

Fase 2 – 13% de aumento nas vendas mensais

De acordo com Alfredo Bitencourt, head de vendas da Botmaker, “no resgate de leads, o bot busca contatos que não converteram anteriormente e coleta novos dados, de forma automatizada. Os perfis, então atualizados, que são considerados qualificados pela IA, retornam ao time de vendas. A iniciativa possibilitou identificar quais leads teriam maior potencial de compra, gerando um incremento de cerca de 13% nas vendas mensais e o volume absoluto de vendas cresce mês após mês, com a sofisticação de segmentação de leads e aderência de abordagem, além de economizar, inclusive, no investimento com mídia paga”.

Fase 3 – foco no lead com mais potencial de compra

Com o uso IA para identificar os clusters de leads com características essenciais para conversão, a construtora percebeu a necessidade de criar o “Fura Fila”. Basicamente, esse grupo de clientes com maior potencial de compra, passou a ser atendido prioritariamente pela equipe comercial. “A integração do sistema da Botmaker com o nosso faz com que esses clientes sejam os primeiros a terem contato com nossos vendedores, trazendo muito mais celeridade e assertividade no resultado comercial”, explicou Elizabeth. Enquanto para Alfredo Bitencourt, “a facilidade de integração da plataforma Botmaker aos sistemas utilizados pelos nossos clientes, com agilidade de implementação e reduzido esforço do time de TI, possibilita foco exclusivamente na jornada e experiência do usuário. Isso evidencia a importância de observar que as novas tecnologias estão inseridas em negócios e em todos os ambientes corporativos, otimizando processos e facilitando a comunicação entre cliente e empresa de maneira ágil e simples”.

Próximo passo: vendas sem interação humana

A gerente garante que a visão de futuro traz uma ambição ainda maior: a Construtora Tenda pretende ser pioneira no setor de construção civil com vendas 100% on-line via inteligência artificial dos chatbots. “A Taís, brand persona da construtora, será encarregada das trocas de informações necessárias, integrar consultas para avaliação de financiamento à oferta de produtos aderente ao perfil do cliente e montagem do plano de pagamento já condizente com potencial financeiro do lead”.

A experiência do lead em sua jornada de relacionamento com diversos recursos multimídias reforça na Tenda a evolução dos bots cada vez mais humanizados e automatizados. “Atualmente, nossa brand persona já envia books, fotos e estímulos para campanhas e feirões. Em um futuro bem próximo, vamos avançar para respostas em áudio, facilitando o entendimento de questões mais complexas ou algum assunto mais sensível no processo de negociação, como, por exemplo, a formação de um plano de pagamento”, completa Elizabeth.

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