Tnext inicia operações de data center em site no Tamboré

0
8

A Tnext, empresa do grupo Telemar, inicia em novembro as operações de um novo data center em Tamboré, São Paulo. A companhia está colocando em prática seu projeto de expansão, investindo cerca de R$ 200 milhões, para atender à demanda crescente pelos serviços de hospedagem e gerenciamento de dados.

O data center tem infra-estrutura de rede desenvolvida em parceria com Extreme Networks. A instalação poderá suportar tráfego de informações a velocidades superiores a 155 megabits por segundo, com sistema de backup e espelhamento de dados a distância. “Vamos oferecer desde o armazenamento, processamento e transmissão de dados via internet até o outsourcing de última geração, com informações asseguradas mesmo em caso de acidente “, afirma o diretor de tecnologia da Tnext, José Luiz Ribeiro Filho.

O site paulista tem 4,5 mil metros quadrados e abriga cerca de cinco mil servidores. Todo o ambiente de rede necessário para prover serviço de hospedagem de equipamentos, soluções de monitoramento, conectividade e fornecimento de aplicativos (ASP – application service provider) foi montado a partir da tecnologia da Extreme Networks, com base nos switches BlackDiamond e Alpine.

Os Alpines e BlackDiamonds estão conectados aos roteadores Cisco 7506, que promovem acesso da rede LAN ao backbone IP e operam junto a plataforma de segurança Real Security Server, da ISS. A rede local é integrada ao sistema de storage, composto por três equipamentos Symmetrix 8730, conectando-se aos servidores tanto com tecnologia NAS (network attached storage) quanto SAN (storage area network).

O Tnext Data Center Tamboré entra em operação interligado à base de dados do data center da empresa, em Botafogo, Rio de Janeiro. A empresa prevê a inauguração de uma segunda unidade no Rio de Janeiro para o primeiro semestre de 2002. “O Tnext Data Center Cidade Nova terá 12,5 mil metros quadrados e capacidade para abrigar até 15 mil servidores”, conclui Ribeiro Filho.