“O elogio está intimamente ligado ao sucesso.” A reflexão é do consultor Roberto Madruga, diretor e fundador da Conquist, durante uma apresentação reflexiva sobre o Elogieaki.com.br. Para uma plateia estimada em 40 profissionais, reunidos no centro de convenções RB1, no Rio de Janeiro, ele referendou o projeto como alternativa importante à quebra do paradigma de que o brasileiro não dedica tempo a elogiar profissionais, empresas e produtos com quem tem relações de consumo. Ele reforçou o ciclo de experiência do cliente que, na sua opinião, passa pela comunicação em massa, pelo produto, promoção, pelo relacionamento presencial e a distância.
Um dos grandes momentos do Café da Manhã “As melhores práticas das relações de consumo”, no Rio, foi a discussão sobre as possibilidades de geração de sinergia entre empresas e consumidores. Para os profissionais, o grande diferencial do projeto é permitir às empresas identificar a satisfação direta do cliente com sua marca, seus produtos e a prestação do serviço. “Como será possível utilizar esse potencial?”, foi questionado Vilnor Grube, diretor do ElogieAki e responsável pela apresentação do projeto. “É possível, em um modelo default já disponível, identificar o posicionamento da empresa frente o mercado ou, especificamente, frente a concorrência. Mas, na medida da necessidade estratégica das empresas, é possível customizar a geração de relatórios”, destaca.
Para Grube, os maiores passos de evolução, nestes três primeiros meses do novo conceito do projeto, podem ser situados como a facilidade de sua utilização, adaptando-o às próprias referências dos usuários, casos específicos da facilidade da navegação, de cadastros de empresas e usuários e satisfação dos elogios postados. “Colocamos no ar, rapidamente, muitas das atualizações sugeridas pelos usuários, como a de poder postar os elogios de acordo com seu humor, por exemplo, e abrir em detalhes as informações das empresas elogiadas”, explica. E as respostas podem ser medidas em números, de acordo com ele. Tanto pelo aumento do volume de seguidores do Facebook, quanto pela multiplicação de acessos nas páginas, dos cadastros de usuários e de empresas.
As próximas cidades que irão receber o Café da Manhã “As melhores práticas das relações de consumo” serão Brasília (02/04), Recife (04/04), Belo Horizonte (09/04) e Florianópolis (16/04). Cada evento terá a apresentação de um case reconhecido como referência nas relações de consumo, seguido de discussões com profissionais para demonstrarem experiências locais.
Caso queira conferir a apresentação de Roberto Madruga, clique aqui para acessar o site do road show.