Unificação dos dados



Soluções que permitem a criação de um cadastro único de clientes, por meio do tratamento e unificação de vários cadastros, passarão a ser uma ferramenta de grande importância para as empresas se adequarem com eficiência às novas regras que regulamentam os serviços de atendimento ao consumidor. Essa é a opinião de Paulo Vasconcelos, vice-presidente da Assesso.

 

“Nem todas as empresas estão preparadas – com softwares de integração e serviços adequados – para agilizarem os procedimentos de acordo com as novas normas. Para conseguir ajustar os processos até 1º de dezembro, quando as novas regras entram em vigor, será necessário investir a partir de agora em sistemas que permitam, entre outras coisas, a junção das informações em uma única base de dados, possibilitando uma visão completa e consistente do cliente”, explica Vasconcelos.

 

Entre as regras estabelecidas na nova regulamentação, a que proíbe a transferência dos clientes para mais de um atendente, evitando que o usuário repita a explicação do problema e os dados diversas vezes, deve aquecer a oferta e procura por ferramentas que unifiquem e qualifiquem os bancos de dados das empresas. De acordo com o executivo, esse movimento será percebido mais fortemente nas prestadoras de serviços, entre elas as de telecomunicações, e também nas instituições financeiras e bancárias que, assim como no primeiro exemplo, oferecem uma gama variada de serviços.

 

O executivo completa que o desafio de consolidar informações oriundas de diferentes departamentos ou empresas, com base em distintas tecnologias e que não se comunicam naturalmente, não é corriqueiro. “É neste momento que as empresas perceberão a importância da qualidade das informações e de metodologias adequadas para a junção das informações, de modo a evitar que problemas nos dados interfiram negativamente nos negócios”, conclui.

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