Urmet Daruma e Trellis integram soluções



O governo federal tem promovido diferentes projetos de inclusão digital e um deles visa colocar em funcionamento mais de 7700 PSTs (Postos de Serviços de Telecomunicações) até 2011, oferecendo acesso gratuito à Internet. Para tanto, diferentes companhias têm encarado o desafio de fornecer a infra-estrutura necessária para colocar esse projeto em operação. Uma delas é a Urmet Daruma, dos segmentos de automação comercial e telecomunicações, que foi contratada por uma operadora de telefonia para fornecer o hardware e aplicativos necessários à conexão com a Internet.


“A solução encontrada foi a implantação do nosso MT 1000, um miniterminal com baixo consumo de energia que possui a versatilidade para ser configurado tanto como thin client, quanto como mini PC. Porém, o problema era que ele precisava ser instalado com um modem interno e devido às dimensões reduzidas do equipamento, não era possível utilizar as placas convencionais de modem existentes no mercado”, explica Wellington Sousa, gerente de marketing da Urmet Daruma.


Para resolver esta questão, a Urmet Daruma recorreu à Trellis, empresa brasileira especializada em tecnologia para comunicação de dados e voz, detentora do menor modem do Brasil, o µDCE_56K. “Fizemos um estudo do projeto e em parceria com a Urmet Daruma, adaptamos o thin client da companhia e embutimos nosso modem neste hardware”, detalha Cassio Spina, diretor executivo da Trellis.


O módulo modem da Trellis é compacto, menor que uma caixa de fósforo, também apresenta baixo consumo de energia e transmite dados em uma velocidade de até 33.600 bps e recebe em até 56.000bps. “Ele se tornou uma solução segura e mais econômica que o modem convencional. Além de permitir o acesso discado, o módulo da Trellis pode ser utilizado como dial backup ou acesso remoto”, afirma Sousa.


A solução com micro modem embutido foi homologada pela Anatel e implantada em cerca de 450 PSTs distribuídos no Distrito Federal e nos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins. “Foram mais de 1800 hardwares e acreditamos que outras operadoras podem nos procurar em busca dessa solução”, aposta o gerente, completando que “o objetivo é comercializar essa solução de miniterminal com modem interno também para as empresas de automação comercial, que já apresentam uma alta demanda”. Para a Trellis, essa parceria deverá aumentar o volume de vendas do modem em 30% até o final de 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima