Pesquisa da Fiserv indica que quase 80% dos brasileiros pretendem aproveitar a data para fazer compras, e mais da metade declara estar ansiosa pelas ofertas
Impulsionada pelo apetite do consumidor e pelas condições de pagamento, a Black Friday de 2025 promete ser uma das mais fortes já registradas. De acordo com edição especial da pesquisa “Fiserv Insights Black Friday 2025”, realizada pela Fiserv, empresa de pagamentos e tecnologia financeira, em parceria com a Opinion Box, 78% dos brasileiros pretendem aproveitar a data para fazer compras, e mais da metade (52%) declara estar ansiosa pelas ofertas.
O levantamento mostra que o cartão de crédito será o protagonista da edição. Tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas, ele aparece como meio de pagamento preferido. No ambiente on-line, 87% afirmam que devem utilizá-lo, sendo a primeira escolha para 67%. Já nas compras presenciais, 76% devem recorrer ao cartão, com 52% apontando-o como principal opção. O Pix surge como alternativa em segundo lugar, com 75% de uso no comércio eletrônico (preferido por 18%) e 72% nas lojas físicas (preferido por 26%).
Quatro fatores explicam a liderança do cartão de crédito: os benefícios exclusivos e os programas de pontos aparecem como principais atrativos (30%), seguidos pelo parcelamento sem juros para compras de maior valor (25%). Já fatores como segurança do meio de pagamento e confiança na loja, que em outros momentos têm maior peso, aparecem respectivamente com apenas 12% e 11% das respostas, evidenciando que o consumidor está focado em aproveitar as oportunidades da data.
Esse comportamento também se reflete na forma como os brasileiros buscam ofertas. A Black Friday é fortemente associada a compras em ambientes digitais: 56% citam sites e 49% aplicativos das lojas, enquanto apenas 32% pretendem aproveitar a data também em pontos físicos. Para 96% dos entrevistados, os melhores descontos estão on-line. Além disso, 12% acompanham ofertas por redes sociais (como Tik Tok Shop ou Instagram Shopping).
Entre os itens mais desejados estão eletrodomésticos e eletroportáteis (46%), eletrônicos e informática (43%), moda e acessórios (35%), turismo (34%) e beleza e cosméticos (32%)
Por fim, a pesquisa mostra que apenas 27% dos consumidores já tiveram experiências negativas em edições anteriores da Black Friday. As principais queixas incluem descontos enganosos (38%), atrasos na entrega (27%), frete caro ou demorado (24%) e golpes em sites falsos (23%).





















