O que o Marcos Ribeiro Leite tem a ver com isso?

Marcos Ribeiro Leite começou fazendo história na Credicard. Ele entrou na empresa em 1980, como analista júnior, e com apenas 28 anos se tornou o mais jovem vice-presidente da história da empresa. Mas a trajetória, até ganhar o prêmio “Empreendedor do Ano”, em 2002, pela Ernst&Young, iniciou em 1992, quando decidiu apostar na oportunidade de oferecer um modelo full service às instituições bancárias, dando-lhes a oportunidade de lançarem e administrarem seus próprios cartões. A estratégia, ousada para um mercado concentrado em cinco emissoras de cartões, revolucionou os meios de pagamento no País. Hoje, são mais de 50 emissoras apenas entre as instituições financeiras. No private label, existe outra dezena.

Os desafios, porém, para chegar a um faturamento esperado de R$ 300 milhões, para o ano de 2003, foram muitos. Um dos principais foi estruturar o negócio e consolidar o conceito. Na área técnica, a empresa optou por adquirir o melhor software disponível no mercado mundial, adaptando-o à realidade local. Depois, estruturou todas as áreas de gestão do negócio, estabelecendo o conceito de full service – emissão de cartões, controle, processamento, fulfillment, atendimento ao cliente, análise de crédito, cobrança e prevenção de risco. Apesar de disponibilizar toda assistência estratégica, técnica e operacional, Marcos Ribeiro Leite apostou na cobrança do serviço por cartão emitido. Para os clientes, na época as instituições financeiras, a CSU garantia a possibilidade de lançar um cartão próprio em até 90 dias, operando com uma equipe enxuta – 3 pessoas gerindo o negócio.

Quando foi necessário, para sustentar um ritmo forte de crescimento, abriu as portas da empresa a acionistas, em meados da década de 90, e, com a visão empreendedora criou o Grupo CSU, em 2000, transformando as principais áreas em unidades de negócio. O grande diferencial foi a sinergia corporativa, integrando o know-how com a competência para abrir novos negócios, através de prospecção e potencialização da carteira de clientes, com cross-selling. A consolidação passou pela contratação de profissionais do mercado em áreas estratégicas. Outra conquista importante, empreendida por Marcos Ribeiro Leite, foi o início da operação internacional, com a conquista do primeiro cliente para processamento de cartões na Argentina.

O resultado desta postura transformou-se em resultado nos anos seguintes. Neste ano de 2003 o Grupo CSU projeta um crescimento de cerca de 60% em relação a 2002, consolidando-se como a companhia de melhor performance comercial do setor. Ainda em 2003, a empresa bateu seus próprios recordes com a contratação de 2200 novos funcionários, totalizando mais de 6000 profissionais.

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