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Saúde laboral, levada a sério

Há cerca de dois anos, a TMS Call Center criou o Setor de Saúde Laboral, iniciativa praticamente inédita no segmento de prestadoras de serviços para relacionamento com clientes. Um dos diferenciais da empresa é contar com fonoaudiólogas, fisioterapeutas e equipe de ginástica laboral no próprio quadro de colaboradores.

De acordo com Paula Sotille, fonoaudióloga e gestora do Setor de Saúde Laboral da TMS Call Center, essa área tem como objetivo propor soluções que disseminem o benefício da qualidade de vida na organização.

“O que buscamos é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e produtivo. Isso através de ações preventivas e corretivas tanto no âmbito da saúde física, quanto mental, vocal e auditivo”.

Paula destaca que, por se tratar de um tipo de serviço que demanda muito do uso de voz, da audição e do equilíbrio emocional para lidar com as pressões do dia-a-dia, o profissional da central de relacionamento precisa de todo esse cuidado. E a resposta vem na forma de qualidade, maior bem-estar e, concomitantemente, qualidade no atendimento ao cliente. “O setor de saúde laboral auxilia na rapidez e na eficácia do atendimento. Melhora, inclusive, a clareza das informações e, portanto, maior satisfação do consumidor”.

A fonoaudiologia, de acordo com explicações da especialista da TMS, mantém o equilíbrio da saúde vocal e auditiva. Sua atuação vai desde a seleção junto ao departamento de Recursos Humanos, nas dinâmicas de grupo, até o treinamento fonoaudiológico, avaliações, orientação e aquecimento vocal. “Nosso trabalho acontece em estreita relação de parceria com os outros setores da empresa. De acordo com as necessidades de cada profissional, e conforme a detecção de problemas por parte de cada setor. Potencializamos a comunicação do atendimento, com reais efeitos positivos no trabalho como um todo”.


Blitz de postura – Já na área de fisioterapia, a TMS Call Center mantém profissionais full time para as ações de prevenção ao DORT – doenças osteomusculares relativas ao trabalho, como a tendinite, por exemplo. No início do ano, foi realizada palestra para todas as lideranças das áreas de atendimento, nos dois sites da TMS. De acordo com Paula Sotille, a equipe de fisioterapeutas da companhia tem como objetivo evitar o afastamento por doenças e aumentar a produtividade. “Outro fator de relevo é a correção da posição de trabalho do funcionário, feita individualmente. Todos os dias é realizada na TMS a ‘blitz da postura’. Uma equipe do setor de saúde laboral percorre os locais de trabalho corrigindo essa postura de acordo com as características do posto e trabalho para cada pessoa. É preciso que cada um fique o mais confortável possível, sem tensão, mas que favoreça a produtividade e bem-estar”.

Já para a ginástica laboral, profissionais especializados ficam disponíveis todo o tempo em cada site da organização. A ginástica é feita diariamente, no próprio local de trabalho e é de curta duração – no máximo sete minutos. Cada operação faz a ginástica num determinado horário.

O canto que encanta – Paula faz questão de destacar, também, a atuação do Coral TMS Call Center, incluído no setor de saúde da empresa. “Porque ajuda a melhorar a qualidade de vida”. Composto de aproximadamente 20 funcionários, o Coral da TMS tem ensaios semanais, com um regente, e se apresenta em eventos, hospitais, escolas, realizando também sua parcela no âmbito da responsabilidade social da empresa. “O canto – diz Paula – ajuda a manter a saúde vocal e emocional. Também funciona como elemento motivador, de criatividade e de relacionamento. E é, por que não, um momento de lazer”.

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