A hora é agora



Um Petshop online que conquista 100 mil fãs em dois meses: o e-commerce possibilita praticidade, assim como grande visibilidade as marcas. A Infracommerce, empresa especializada em modelo full service para operações de e-commerce no Brasil, aposta nas inovações nas ferramentas de marketing digital e no atendimento, sempre, personalizado. “O número de e-consumidores só tem crescido e vale muito a pena investir neste mercado, o desafio de quem está ou vai entrar no mercado é: como transformar os dados de compra, comportamento e perfil em resultados para sua loja virtual”, afirma Tiago Luz, co-fundador da infracommerce.


ClienteSA – Em que estágio as empresas de e-commerce estão no relacionamento com os clientes?
Tiago Luz: A gestão de clientes no e-commerce tem avançado bastante nos últimos anos, a implementação de CRMs (Customer Relationship Management) tem sido uma obrigação em e-commerces que almejam o sucesso. O cliente quer ser atendido com exclusividade, é preciso monitorar a sua navegação, suas últimas compras, os gostos, assim, na próxima visita à loja virtual, o e-consumidor será recebido com uma página praticamente personalizada.


Como as ferramentas de marketing digital têm evoluído o segmento? Quais são as últimas inovações?
Dentre a inúmeras ferramentas de marketing digital que se destacaram nos últimos anos, uma que tem trazido bons retornos quando bem aplicada é o Remarketing: uma forma de renovar ou reviver o interesse de um público especifico.
Pode ser através de um e-mail para clientes que abandonaram um carrinho de compras ou impactar este cliente através de anúncios e banners na rede de display Google por exemplo, aumentando em muito suas chance de converter uma venda que parecia perdida.
 
Como o mobile pode agregar valor ao e-commerce?
O mercado de smartphones no Brasil é gigantesco e tem sido pouco explorado pelas empresas de e-commerce nacionais, o investimento em ações para este público tem retorno garantido.
É imprescindível para o e-commerce possuir um site responsivo ( que se adapte a diferentes resoluções) ou uma versão mobile exclusiva.
 
E as redes sociais, como podem ser mais bem aproveitadas a fim de melhorar o relacionamento dos sites de compras com os clientes?
Novamente cito a personalização e atendimento, todos querem estar presentes nas redes sociais, pois seu cliente está lá, mas o principal desafio é como se relacionar com este e-consumidor.
Algumas estratégias tem tido sucesso, como a comunicação informal – fale com o emocional do seu público e não apenas divulgue produtos e ofertas. O atendimento rápido, a captura de Leads (promoções ou concursos que podem aumentar sua base e identificar seu público-alvo) e os anúncios segmentados por público-alvo, também fazem parte das ações.


Quais são os grandes desafios do setor dentro dessa questão e como enfrentá-los?
O maior desafio hoje é o atendimento e satisfação do novo consumidor que está entrando no mercado online, o número de novos consumidores online no Brasil tem só aumentado, e com este novo público que muitas vezes está tendo sua primeira experiência em compras online é fundamental que ele seja bem atendido.
São e-consumidores que estão apostando nos benefícios de uma compra online e que irão retornar a comprar e influenciar novos compradores.


E os obstáculos?  
Consumidor cada vez mais exigente, novos consumidores sem experiência nem compras online, concorrência alta de grandes players, e o custo do frete em um país de dimensões continentais são os principais desafios do e-commerce hoje.
 

Há algum case de sucesso que você gostaria de comentar?
O site PetLove, antes chamado de PetSuperMarket, foi pioneiro, em 1999, na criação de um petshop online. Com o novo posicionamento de marca, a PetLove buscou a inserção no Facebook como forma de aproximação com o seu consumidor e fortalecimento de branding da marca. Com ações e planejamento estratégico elaborado pela agência digital underDOGS, a companhia alcançou a marca de100 mil fãs na rede social em menos de dois meses de trabalho.
 

 

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Existem inúmeras opções de crédito no mercado e empresas que oferecem um, dois ou vários serviços em seus negócios. Essa diversidade de produtos é uma grande vantagem para o setor, uma vez que torna possível que alguém interessado em investir em uma franquia de crédito escolha o tipo de serviço com o qual quer trabalhar, de acordo com o público que quer atingir. Para Ailton S. Pereira, diretor da CredSul, empresa que oferece serviços de crédito consignado e pessoal, o mercado está crescendo pela diversidade de serviços e pela alta aquisição do crédito imobiliário nos últimos tempos. “Esse é um ótimo momento para o mercado, pois temos diversos tipos de crédito, inclusive o que esta na moda agora, o crédito imobiliário”, declara.
A ideia de abrir uma empresa surgiu em 1999. “Minha esposa era professora do estado, estava começando o consignado. Tinha acabado de chegar de uma temporada do Estados Unidos, então me passou a idéia do negócio”, conta Pereira. No mesmo ano, atento às necessidades do mercado, o executivo abriu a empresa CredSul, mas só aderiu ao franchising em 2009. Um dos motivos que o fez investir no sistema de franquias, além do crescimento da marca, foi possibilitar que outras pessoas lucrem com o negócio. “Como tive a oportunidade de ganhar dinheiro, quis passar esse negócio para frente”, diz. Com 25 franqueados, o plano da rede CredSul é abrir 20 novas lojas até o final de 2013.
Ele explica que, com o mercado em constante crescimento e amplo portfólio, o franqueado de crédito pode trabalhar com diferenciais que o destaquem no segmento. A CredSul, por exemplo, atende os clientes de diversas formas. “Trabalhamos porta a porta, nos órgãos dedicados etc”, afirma Pereira. Além disso, dependendo do tipo de serviço, do tamanho da franquia e da cidade, o valor de investimento tem grande variação. “No CredSul, começamos com um valor de R$25.000,000 e o máximo é de R$69.000,00”, conta o executivo.

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