A importância da qualidade
A Direct Talk, empresa de soluções aplicadas ao relacionamento com clientes, realizou, nesta quarta-feira (17/08), o 6º Fórum de Idéias, que, dessa vez, abordou o tema “A importância da qualidade dos processos no contact center”. Dirigido a empresários e profissionais ligados à área de atendimento a clientes, o encontro reuniu, ao todo, 17 pessoas – representantes do Banco IBI, Direct TV, Gol Linhas Aéreas, iG, InvestNews, MagazineLuiza, Motorola, Reisner Consultores, Shell, Teleperformance (Motorola),Tok&Stok e Portal UOL.
Em debate iniciado pelo diretor de marketing da Direct Talk, Ricardo A. Marques dos Santos, os executivos falaram das experiências vividas pelas respectivas empresas na operação de atendimento a clientes, em centrais próprias ou terceirizadas. Mas, acima de tudo, discutiram as diversas etapas e questões que envolvem a qualidade do atendimento nos contact centers. O Banco IBI ficou com a responsabilidade de apresentar o case do evento.
Na apresentação de abertura, o diretor de marketing discorreu sobre os elementos envolvidos com as melhores práticas do contact center como: avaliar as principais métricas associadas ao nível dos serviços, qualidade, eficiência e rentabilidade; balancear eficiência e nível de serviço; mensurar qualidade e não apenas velocidade; coaching; conhecer o cliente e preparar os atendentes. Ricardo seguiu direcionando o assunto referindo-se à quantidade de clientes que não conseguem estabelecer contato, disponibilidade de auto-atendimento, nível de abandono, tempo médio de atendimento (TMA), e a tecnologia utilizada. Para finalizar a apresentação e iniciar o debate entre os participantes, ainda completou pontuando o nível de conversão e o custo por ligação.
Ao longo do Fórum o script, ou roteiro de frases pré-formatadas para atendimento, foi considerado, na maioria das vezes, fator de “engessamento” do processo, pois torna o atendimento mecanizado, porém, mostra-se útil para dúvidas freqüentes, pois agiliza o atendimento. Pesquisa realizada durante o evento confirma esta opinião, já que apenas 20% das empresas presentes responderam utilizar o script em todas as operações e 40% em menos da metade das operações porém todas o utilizam apenas como um guia, não interferindo na espontaneidade do atendimento.
O maior destaque do debate foi em torno do fator humano para a qualidade do atendimento, que engloba autonomia de decisão dos atendentes de linha de frente, motivação e investimento em treinamento e reciclagem dos atendentes. Concluiu-se que todos esses elementos alinhados são responsáveis pelo resultado final da qualidade do atendimento ao cliente.
A pesquisa feita pela Direct Talk revelou ainda que 47% dos clientes das empresas presentes no evento estão com nível de satisfação em torno de 80%, resultado obtido devido ao treinamento dos funcionários para a melhoria do atendimento, procedimento utilizado por 87% dos pesquisados.