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Rodrigo Ribeiro, CEO da IZIO&Co

A potencialização do negócio com os dados do consumidor

Por meio de mapas de calor, é possível identificar onde os consumidores residem e identificar as áreas com grande potencial de atendimento

Autor: Rodrigo Ribeiro

O final do ano é sempre estratégico para todo varejista vender e lucrar mais. Mas como usar as projeções positivas em favor da empresa para aumentar as vendas? Um caminho sem volta é usar os dados dos consumidores para identificar padrões de interesses e compras. Lembrando, que antes de usar esses dados, precisa seguir as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), uma vez que o cliente deve ter clareza e aceitar compartilhar seus dados. 

É essencial que as marcas entendam o seu consumidor e o trate de forma especial. Ao identificar os hábitos de consumo, qual a frequência que ele entra na sua loja (física ou digital) e como ele se comporta, permite maior assertividade na entrega de promoções, produtos e  serviços. 

Um uso prático de uso de dados de comportamento de consumidor é identificar grupos de consumidores com comportamentos semelhantes para direcionar ofertas. Por exemplo, separar os clientes que tipicamente fazem compras de “churrasco” e oferecer itens associados a esse evento, como facas, queijos e bebidas. Assim, você evita oferecer esses itens para pessoas que não tem hábitos de consumo de churrasco e com certeza criar uma relação positiva com o consumidor oferecendo o que ele efetivamente tem interesse.

Ao agregar as informações de comportamento dos consumidores, também é possível identificar movimentações do seu negócio. Permitindo uma ampla possibilidade de análises que mudam a forma gerenciar seu negócio. Você pode prever dias com maiores e menores atividades, ajustar sortimentos, antecipar datas com um menor fluxo e criar campanhas de incentivo para públicos direcionados (como aqueles que não aparecem para comprar em sua loja nos últimos 45 dias).

Outro ponto fundamental é trabalhar para atrair novos clientes. Por isso, é primordial entender como o consumidor está se comportando, por onde ele anda surfando e quais as suas maiores dores. Através de mapas de calor, é possível identificar onde os consumidores residem e identificar as áreas onde há grande potencial de atendimento. 

Enfim, as possibilidades de gerar ações efetivas são inúmeras, mas para elas acontecerem é fundamental obter os dados dos consumidores. 

Já começou a fazer isso? 

Rodrigo Ribeiro é CEO da IZIO&Co.

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