A preocupação dos consumidores com sustentabilidade no mercado de moda

Pesquisa indica que 65% consideram o emprego de materiais sustentáveis nas embalagens fator determinante nas decisões de compra 

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O movimento da moda sustentável, que visa diminuir o impacto ambiental das empresas nas cadeias de produção e de consumo, tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil. E um aspecto importante para um processo circular de produção é o investimento em embalagens sustentáveis. A constatação dessa tendência é feita pela Smurfit Kappa, um dos players do setor de embalagens, com base nos dados coletados em pesquisa realizada junto a mil consumidores brasileiros. Segundo o levantamento, 65% dos consumidores afirmaram ser o uso de materiais de embalagens sustentáveis fator decisivo para as compras no setor de moda.

Além disso, 59% disseram que o uso de embalagens recicladas é também um ponto determinante na percepção de sustentabilidade de uma marca. Nos últimos seis meses, de acordo com a sondagem, cerca de metade dos entrevistados tomaram a decisão de serem mais sustentáveis de forma geral, e 38% pretendem realizar compras de artigos de moda de empresas que utilizam embalagens sustentáveis. Além disso, as características consideradas mais importantes ao avaliar o impacto ambiental das embalagens do setor de moda foram o de serem biodegradáveis, (58%), poderem ser recicladas (53%), e serem feitas a partir de material reciclado (50%).

A aparência das embalagens também é um fator de decisão para os consumidores e 70% dos entrevistados pela Smurfit Kappa disseram que o design das caixas é o primeiro aspecto que influencia na compra. Em segundo lugar estão as práticas sustentáveis e ética das empresas, escolhidas por 67% dos entrevistados e, em terceiro, o uso de embalagens sustentáveis pelas companhias, com 65%.

“A temática da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço no setor da moda nos últimos tempos. E um fator muito importante para amenizar o impacto ambiental desse mercado são as embalagens recicláveis”, analisa o CEO da Smurfit Kappa no Brasil, Manuel Alcalá. “Conduzimos essa pesquisa com os consumidores para entender a percepção do público final sobre esse movimento no mercado de moda e o grau de maturidade das pessoas sobre a necessidade das embalagens sustentáveis, além de conscientizar a sociedade sobre a importância dessas soluções para um meio ambiente mais limpo”.