Indicador da comunicação de produtos de crédito aos clientes aponta Itaú como líder, enquanto Santander, Caixa e C6 Bank estão entre os últimos
O Itaú ocupa o primeiro entre os bancos na comunicação com os clientes, vindo, em segundo, o banco Pan, que subiu no ranking porque recentemente melhorou a divulgação em seu site sobre produtos de empréstimo pessoal. Em terceiro lugar, surgem o Banco do Brasil – que perdeu pontuação este ano ao deixar de exibir no site as taxas de crédito consignado – e o Nubank. A informação faz parte do Índice de Transparência, relatório divulgado pelo Alt.bank, fintech brasileira focada em promover boas práticas no segmento e que faz parte do Programa de Inovação Lift do Banco Central. O objetivo do ranking, realizado com dados de domínio público, segundo a empresa, é avaliar a transparência de instituições financeiras na oferta de produtos de crédito para seus clientes e o quanto os bancos estão engajados nessas questões.
Segundo Fábio Silva, country manager do Alt.bank, foram considerados os produtos com maior representatividade na composição de dívidas dos brasileiros, como o rotativo do cartão de crédito e empréstimos. As informações para a análise foram capturadas nos sites das instituições financeiras, do Bacen e do Reclame Aqui. “Nossos clientes, chamados de planejados, buscam um serviço transparente e que os ajudem a organizar suas vidas financeiras de forma saudável. Para nós, esse levantamento tem objetivo principal de conscientizar sobre a importância da transparência bancária para que os indivíduos sejam bem informados e tomem decisões certas sobre sua saúde financeira”..
Para a análise do índice, duas categorias foram consideradas: pré-venda (de que modo os bancos fornecem informações sobre taxas de produtos de crédito aos seus clientes) e pós-venda (como lidam com as reclamações recebidas sobre tópicos relacionados à transparência). Entre as 17 avaliadas estão bancos privados, públicos e neobancos. Os dados foram inicialmente levantados com informações do terceiro trimestre de 2021 e reavaliados com informações do segundo trimestre deste ano para comparação.
Pré-venda – peso de 60%
Para essa análise, foram considerados três critérios: facilidade para encontrar taxas, clareza na descrição das mesmas e precisão do intervalo de taxas oferecido contra a média de fato praticada. Outras instituições viram suas pontuações caírem ou crescerem, dependendo das movimentações realizadas durante o período – por exemplo, aumento ou diminuição das informações em seus sites, entre outros motivos. O Bradesco, em quinto lugar, perdeu duas posições quando suas taxas de cartão de crédito deixaram de ser exibidas no site, enquanto o Inter ganhou duas posições ao melhorar os destaques das informações.
Pós-venda – peso de 40%
A categoria – compilação de reclamações relacionados à transparência feitas por clientes das instituições ao Banco Central e a avaliação das mesmas no Reclame Aqui – surpreende ao ter cinco das dezessete instituições disputando o pódio: Omni, Banco do Brasil, BV, Nubank e Itaú. Enquanto no pré-venda o Banco Safra ocupa o sétimo lugar, no pós-venda caiu para 13º. Ainda assim, de 2021 para 2022, a instituição teve um ganho de três posições ao melhorar suas notas no Reclame Aqui e receber menos reclamações sobre transparência no Bacen. Nos últimos lugares na categoria, com queda de colocação em relação a 2021, encontram-se Banrisul, Bradesco (por diminuição de nota atribuída por usuários do Reclame Aqui) e C6 Bank.