Com a publicação no Diário Oficial da União, já está autorizado em todo o Brasil o reajuste para ligações locais e interurbanas. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu ontem os índices de reajuste das tarifas das concessionárias de telefonia fixa no Brasil. Antes de repassar o aumento aos consumidores, as companhias devem informar os usuários com ampla divulgação na região onde atuam com até 48 horas de antecedência.
O reajuste mais baixo foi o da operadora Telemar, que ficou em 2,7651%. As demais concessionárias (Brasil Telecom, Telefônica, CTBC e Sercomtel) tiveram autorizados um percentual de reajuste máximo de 3,0118%. O aumento para serviços locais será linear para assinatura e tráfego telefônico. Em nota, a Anatel informou que para o reajuste de Longa Distância Nacional (LDN), as concessionárias poderão aplicar o reajuste máximo de 9,6822% em alguns itens tarifários, desde que o reajuste da tarifa não ultrapasse o índice estabelecido pela Anatel.
Também foram reajustadas as tarifas para uso de telefones públicos. O valor do crédito passou de R$ 0,1185 para R$ 0,1215, válido para todo o País. As chamadas de telefone fixo para móvel também sofrerão aumento.