Ao gosto do cliente

Hoje todo mundo tem voz nas redes sociais e pode produzir conteúdo a qualquer momento. Com essa realidade, é preciso que as empresas trabalhem para se destacar entre a sua rede de seguidores. Para Rafael Brito, coordenador de BrandedContent da agência Goomark, só é possível ser relevante se a empresa tiver conteúdo de qualidade preparado de acordo com o gosto do cliente. “Antes de tudo, é preciso saber com quem eles estão falando, é necessário conhecer e entender quais são os interesses do público-alvo e a partir daí produzir um conteúdo assertivo nas redes sociais. A empresa saberá se está no caminho certo se o conteúdo tiver um bom engajamento”, diz.
Essas informações e pesquisas de quem são os consumidores da marca devem ser levadas em conta antes da produção e publicação de qualquer conteúdo, explica Brito.
“Nesse momento, é necessário uma colaboração do departamento de marketing da empresa, e somente após conhecer o público-alvo e quais são os interesses é que será possível criar um conteúdo relevante para os fãs da marca”, reforça.
O tipo de conteúdo (vídeo, texto ou imagem) que vai ser mais assertivo, depende da estratégia de cada empresa. As imagens, por exemplo, são mais eficientes quando se trata do Facebook, diz o especialista.  “Segundo uma pesquisa do SocialBakers, conteúdos com fotos são 85% mais atraentes. Nós costumamos dizer que o conteúdo com imagem no Feed de Noticias do fã é como um outdoor para o motorista na estrada, se a imagem não chamar atenção ninguém se interessa pelo que está escrito nele”, afirma. 
As empresas que não se preocupam com as redes sociais e em criar um ambiente favorável para estar próximas do consumidor tendem a perder espaço para a concorrência, segundo Brito. “Empresas tradicionais, acostumadas somente com a comunicação comercial e aplicada nos tradicionais veículos de comunicação, rádio, televisão e revista, não fortalecem o relacionamento com seus novos e futuros consumidores. As consequências vão desde uma perda de espaço no mercado ao esquecimento da marca por seus clientes”, conclui.

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Ao gosto do cliente

Cada vez mais presente na vida das pessoas, a internet também tem se tornado o palco das renegociações de dividas. Um exemplo é o serviço criado pela Telecheque para renegociação on-line das pessoas que tem restrição de cheques. “Com o crescimento e abrangência do uso da internet, percebemos a necessidade deste alinhamento, oferecendo uma opção mais confortável ao consumidor”, declara Dirlene Martins Costa, diretora de recuperação de crédito da TeleCheque.

A empresa disponibilizou há um ano essa opção de negociação no site com o objetivo de dar comodidade, segurança e facilidade principalmente para os consumidores que não gostam de negociar por telefone. A ferramenta funciona 24 horas, em todos os dias da semana e a negociação demora no máximo oito minutos, segundo Dirlene. Para negociar, o consumidor acessa o site, fazer o cadastra e iniciar a negociação. O serviço é exclusivo para os consumidores que devem à TeleCheque, mas segundo a executiva, há planos de criar um canal de recuperação de crédito para outras empresas.

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Ao gosto do cliente



Na empresa de chocolates Top Cau, a produção de ovos de páscoa desse ano ficou em 8.5 milhões de ovos, com projeção de crescimento de 7%. Para atender essa demanda, foram programadas contratações e treinamentos de colaboradores. “Visando atender a produção, no período de outubro do ano passado até março desse ano, foram contratados 400 colaboradores, e a partir de fevereiro, mais 1.200 promotores para a atuação nos pontos de vendas”, afirma Alais Fonseca, gerente de marketing. Porém, esse crescimento está apoiado também em estratégias de marketing para se aproximar do consumidor.

 

Segundo Alais, para fidelizar os clientes durante o ano, a Top Cau investe em visitas regulares e ações promocionais nos pontos de vendas. Já para atrair no período de Páscoa, a empresa mantém o foco no trabalho com licenciamento para atender do público infantil até o adulto. “Dessa forma, trabalhamos para desenvolver os melhores brindes em termos de qualidade e atratividade, escolhendo as licenças que fazem parte do dia-a-dia de nosso público, além de estar presente nas decorações das lojas a esclarecimento de dúvidas, tanto pessoalmente, quanto pela Top Line”, completa.

 

Para a gerente, informação, atenção, qualidade e respeito, fazem parte dos ideias da companhia para se destacar da concorrência e manter o bom relacionamento com os clientes. E para estreitar esse relacionamento, a Top Cau também marca presença nas redes sociais. “Estamos no Facebook e Twitter. Contamos com uma empresa especializada em marketing digital para desenvolver nossas ações e monitoramento das redes sociais”, finaliza.

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