O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

As prioridades em telecom

Com a recessão econômica, os consumidores estão optando por cortar TV por Assinatura e telefone fixo, permanecendo apenas com Internet banda larga e telefone celular, pois assim assim economizam, e ainda podem assistir filmes em streaming (como NetFlix), jogar online e baixar músicas. Essa é uma das conclusões do novo estudo da CVA Solutions, realizado em julho de 2018, quando foram entrevistados mais de sete mil consumidores de todo o país – clientes de operadoras de celular – sobre Internet Banda Larga, TV por Assinatura e Telefone Fixo.
Os contratos apenas para Internet Banda Larga em residência subiram de 21,4%, em 2015, para quase 35% em 2018. Ao mesmo tempo, os usuários somente de Netflix aumentaram em 87% (de 8% em 2017, para 15% em 2018). Os usuários de jogos online também cresceram entre 2017 e 2018: de 43,7% para 48,7%. Na mesma tendência, outros usos da Internet Banda Larga residencial aumentaram, como comprar online, baixar músicas, e assistir filmes.
“As pessoas precisam economizar e por isso estão priorizando os serviços que consideram essenciais, como Internet banda larga e telefone celular. A TV por Assinatura vem sendo cortada ano a ano e o telefone fixo está praticamente descartado. Nosso estudo mostra que quase 30% dos consumidores já cortaram o fixo e 20% nunca tiveram telefone fixo”, observa Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de consultoria e pesquisa de mercado.
SATISFAÇÃO
Ainda de acordo com o estudo, as notas de satisfação dos três serviços pesquisados estão um pouco melhor, desde 2016. Mas ainda assim estão ruins. Internet banda larga está na 41ª posição, com nota 7,18, sendo que era de 6,84 em 2017. TV por Assinatura está na 42ª posição, com nota 7,15, praticamente igual ao ano passado. Telefone fixo, com nota 7,00, na 44ª posição, está a frente apenas de Bancos, Planos de Saúde e PVA (Satisfação de Funcionários de Empresas Privadas), nota 6,28. A escala de notas do estudo varia de 1 a 10, sendo que os setores líderes compreendem produtos da linha branca, micro-ondas (nota 8,87), varejo online (8,72), refrigeradores (8,67) e lavadoras de roupa (8,62).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima