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Atendimento rápido e segurança nos processos



A Samcil, operadora de saúde que administra mais de 520 mil vidas, decidiu implementar um sistema de biometria na rede própria de atendimento com objetivo de reduzir o número de fraudes e agilizar o atendimento. Para que o projeto tivesse êxito, a empresa decidiu adequar os sistemas à nova ferramenta, permitindo que eles pudessem interagir, tornando o processo de autorização mais seguro. Para a integração das ferramentas a empresa investiu R$ 400 mil e optou por contratar os serviços da Benner, que já respondia pelo sistema de gestão utilizado pela operadora, o Benner Saúde.

 

Em 2007, com o aumento do número de beneficiários a Samcil identificou, por meio de estatísticas de números de vezes em que um beneficiário era atendido, que crescia também o número de atendimentos “fraudulentos”. Todo o processo de autenticação e autorização dos exames e consultas era realizado apenas com as informações contidas nas carteirinhas e confrontadas com um documento de identidade do portador. Para eliminar o risco de fraudes, a operadora decidiu investir em um sistema biométrico por ser o mais seguro, já que utiliza características únicas e distintas do corpo humano. No caso da Samcil, a empresa optou pelas digitais dos dedos para identificação dos beneficiários.

 

Após o desenvolvimento do sistema para cadastro e identificação do associado pela impressão digital, a Samcil procurou a Benner para trabalhar na adequação e integração do sistema de gestão Benner Saúde, com o sistema biométrico da ID Tech. “Nós já utilizamos os sistemas da Benner desde 2004 e optamos por integrar a biometria para que pudéssemos ter mais segurança em nossos processos de autorização de atendimento” explica Wylson Yoshikawa, gerente de informática da Samcil.

 

Conectado ao Benner Saúde, o processo começou a funcionar da seguinte forma: o sistema biométrico fica em stand by aguardando que o beneficiário coloque a impressão digital no leitor para identificação. Caso a impressão do usuário ainda não tenha sido cadastrada, é disponibilizada uma opção para cadastro, caso contrário, são disponibilizadas todas as informações do beneficiário, inclusive a foto.

 

Os benefícios foram percebidos pela Samcil logo após a implantação e integração da ferramenta ao Benner Saúde. “O que mais nos chamou a atenção foi a agilidade e a segurança que ganhamos nos atendimentos. O número de fraudes diminuiu expressivamente. No primeiro trimestre deste ano, realizamos novas estatísticas que revelaram um decréscimo no número de consultas realizadas por mês, de 200.000 para 180.000, o que gerou uma redução de custo para a operadora em torno de R$ 600 mil”, revela Yoshikawa.

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