Dados da Neogrid apontam também que outros produtos acabam também impulsionados pelo crescimento da categoria
No Dia Mundial Sem Carne, celebrado em 20 de março, dados da Horus – marca da Neogrid – revelam um aumento significativo no consumo de proteínas veganas ou vegetarianas no Brasil. A análise referente ao ano de 2023 mostra que a incidência dessa categoria de produtos nas notas fiscais aumentou 7,4% em relação a 2022 e o tíquete médio girou em torno de R$ 26,18, com uma média de 1,5 item por compra.
O estudo da Horus/Neogrid aponta que a linguiça e os defumados veganos apresentaram os tíquetes médios mais altos no ano passado, com R$ 33,07 e R$ 32,34, respectivamente. “Esse cenário sugere que os consumidores estão dispostos a pagar um preço mais elevado por esses itens específicos devido à qualidade percebida, ao sabor diferenciado ou valor agregado”, afirma Anna Carolina Fercher, head de customer success e insights da Horus.
Segmentos como empanados vegetarianos congelados, quibe vegano congelado e hambúrguer vegetariano ou vegano também registraram um aumento notável na incidência em 2023, com um crescimento médio de 9,5 pontos percentuais na comparação com o ano anterior. E, ao longo do ano passado, de acordo com a Horus/Neogrid, outros itens também acabaram impulsionados pelo crescimento do consumo de proteínas de origem vegetal. São eles: pães, enlatados e conservas, verduras, além de goma de tapioca, grão de bico e gergelim. O ovo também figura na lista dos produtos mais correlacionados à compra de proteína vegetal pelos consumidores brasileiros.
“Por meio de um mapa de cruzamento de categorias, observamos que o consumo de proteína vegetal fomenta o de outras não tão frequentes para o shopper médio, como gergelim, grão de bico e leites vegetais. Os dados da Horus/Neogrid não apenas indicam uma mudança no comportamento do shopper, como também sinalizam oportunidades para empresas e marcas em um segmento em franca ascensão no mercado de alimentos e bebidas do país”, concluiu a executiva.