Carolina Fercher, head de customer success e insights da Horus

Aumenta o consumo de proteínas veganas e vegetarianas no Brasil

Dados da Neogrid apontam também que outros produtos acabam também impulsionados pelo crescimento da categoria

No Dia Mundial Sem Carne, celebrado em 20 de março, dados da Horus – marca da Neogrid – revelam um aumento significativo no consumo de proteínas veganas ou vegetarianas no Brasil. A análise referente ao ano de 2023 mostra que a incidência dessa categoria de produtos nas notas fiscais aumentou 7,4% em relação a 2022 e o tíquete médio girou em torno de R$ 26,18, com uma média de 1,5 item por compra.

O estudo da Horus/Neogrid aponta que a linguiça e os defumados veganos apresentaram os tíquetes médios mais altos no ano passado, com R$ 33,07 e R$ 32,34, respectivamente. “Esse cenário sugere que os consumidores estão dispostos a pagar um preço mais elevado por esses itens específicos devido à qualidade percebida, ao sabor diferenciado ou valor agregado”, afirma Anna Carolina Fercher, head de customer success e insights da Horus.

Segmentos como empanados vegetarianos congelados, quibe vegano congelado e hambúrguer vegetariano ou vegano também registraram um aumento notável na incidência em 2023, com um crescimento médio de 9,5 pontos percentuais na comparação com o ano anterior. E, ao longo do ano passado, de acordo com a Horus/Neogrid, outros itens também acabaram impulsionados pelo crescimento do consumo de proteínas de origem vegetal. São eles: pães, enlatados e conservas, verduras, além de goma de tapioca, grão de bico e gergelim. O ovo também figura na lista dos produtos mais correlacionados à compra de proteína vegetal pelos consumidores brasileiros.

“Por meio de um mapa de cruzamento de categorias, observamos que o consumo de proteína vegetal fomenta o de outras não tão frequentes para o shopper médio, como gergelim, grão de bico e leites vegetais.  Os dados da Horus/Neogrid não apenas indicam uma mudança no comportamento do shopper, como também sinalizam oportunidades para empresas e marcas em um segmento em franca ascensão no mercado de alimentos e bebidas do país”, concluiu a executiva.

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